Bárbara Botega, secretária adjunta de Comunicação no Estado de Minas Gerais, esteve junto da delegação mineira que participou do Essência do Vinho Lisboa, um encontro que tem como objetivo apostar na internacionalização e rejuvenescimento do público consumidor de vinho. Bárbara foi uma das responsáveis por apresentar a cozinha mineira no evento e o vinho, claro, foi um dos produtos de destaque.
Vinhos mineiros no caminho certo para ganhar o mundo
* Bárbara Botega
No início de novembro o Governo de Minas levou os vinhos mineiros para uma das principais feiras de Vinho em Portugal, a Essência do Vinho. Foram três dias apresentando rótulos mineiros a apreciadores, produtores e especialistas europeus.
À primeira vista pode ser visto como ousadia, mas, na verdade acreditamos que foi uma estratégia acertada para todos do cenário da vitivinicultura do Estado de Minas Gerais.
O interesse dos portugueses que passaram pelo evento superou nossas expectativas.
O Brasil desperta grande interesse junto ao público português como um todo, mas o vinho ainda não era percebido como um produto com potencial para desenvolvimento em todas as suas vertentes. Ainda mais, considerando que a técnica da Dupla Poda (colheita de inverno) não é realizada na Europa, prática esta inovadora e pouco conhecida no continente europeu. A curiosidade sobre isto foi latente entre os sommeliers, enólogos, críticos, produtores de vinhos e enófilos. E a alta qualidade dos vinhos mineiros impressionou o público português.
A ação de participação na Essência do Vinho possibilitou a inserção dos vinhos mineiros no mapa mundial de vinhos, com vários importadores interessados na distribuição deste produto em Portugal. E o mais interessante foi sentir que os produtores portugueses de vinhos estão interessados em expandir seus negócios nas terras mineiras.
O resultado foi expressivo culminando com a efetivação e assinatura de Memorando de Entendimento histórico entre o Estado de Minas Gerais e diversas instituições portuguesas, reforçando os laços culturais e econômicos entre os dois territórios.
O Memorando de Entendimento prevê ações estratégicas, como a promoção de eventos internacionais, capacitações para produtores mineiros e rodadas de negócios. A iniciativa também contempla a promoção do enoturismo em Minas Gerais, com destaque para a Rota do Vinho, que reúne cerca de 100 produtores e movimenta atualmente R$ 120 milhões por ano.
Além disso, a parceria visa transferir conhecimento e tecnologia, fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do setor de vitivinicultura e expandir a comercialização dos vinhos mineiros em mercados internacionais. O evento reforça a estratégia do Governo de Minas de internacionalizar sua economia, co
locando o estado na vanguarda do crescimento econômico e sustentável do Brasil. Minas Gerais tem liderado o crescimento do turismo no país há mais de dois anos, sendo reconhecida como um destino estratégico para investimentos no setor.
* secretária adjunta de comunicação no Estado de Minas Gerais
Fotos: arquivo pessoal Bárbara Botega.
Este é um texto assinado, que não traduz a opinião do Brasil de Vinhos.
Para sugestões de pauta e envio de artigos escreve para pauta@brasildevinhos.com.br
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.