Guabiju

Guabiju

Os bisavós por parte de mãe do dono já tinham cultivado algumas variedades americanas de uva no Alto da Serra do Botucaraí, na localidade de Rodeio Bonito, em Barros Cassal (RS) e onde hoje estão plantadas as parreiras produzia-se tabaco de corte por volta de 1960. Atualmente a vinícola é administrada por Leandro Rasquinha Lopes e Betina Buboltz Lopes, contando também com o apoio dos pais de Leandro, Lair e Lucila, que moram onde está localizada a vinícola, juntos mantém a produção da vinha como uma atividade familiar.
A Guabiju foca no cultivo de uvas para a produção de vinhos finos e espumantes. Em dois hectares há Merlot, Cabernet Sauvignon, Marselan, Tannat, Pinot Noir, Nebbiolo, Malbec e Chardonnay. A vinícola foi pioneira nestas variedades no município, tendo as primeiras vinhas plantadas em 2010, e os primeiros vinhos produzidos em 2012. Nasceu assim a Vinícola Guabiju, nome em homenagem a árvore centenária que existe na propriedade.
Os passos seguintes foram a construção da cantina e cave para a produção dos vinhos e espumantes. Noa consultoria enológica e de campo está o técnico e enólogo Silvano Michelon, mas todo o processo, do cultivo da uva até a fabricação dos vinhos, é feito pela família. A produção própria de uvas está voltada para a elaboração de vinhos experimentais estruturados e complexos, produzidos em pequenas tiragens com métodos de produção totalmente artesanais, desde a vindima até o envase final do produto, distinguindo por vinhos autorais, autênticos e sofisticados através de um elevado controle de vinificação.
A qualidade do vinho começa no parreiral: uma uva sadia, colhida no ponto de maturação ideal é o início da caminhada. O processo de vinificação passa por várias fermentações e depois o vinho é armazenado em barris de carvalho para ‘ganhar corpo’. Após um período de descanso nos barris o vinho fica pronto para ser engarrafado em garrafas numeradas, o vinho jovem é engarrafado no mesmo ano da sua elaboração.

Estrada rodeio bonito
, 22

Fino Tinto Seco

Fino Branco Seco

Quais tipos de espumante a vinícola produz?

  • Moscatel
  • Nature Branco
  • Nature Rosé
  • Brut Branco
  • Brut Rosé

Quais métodos de espumantização a vinícola utiliza?

Tradicional
Charmat

Tipos de Uva que a vinícola processa

Cabernet Sauvignon
Malbec
Marselan
Merlot
Nebbiolo
Pinot Noir
Tannat
Chardonnay

Visitas

Necessita de agendamento
Apenas com agendamento

Segunda a sexta

15:00 – 18:00 / Fecha ao meio dia

Finais de semana e feriados

10:00 – 16:00 / Fecha ao meio dia

Contate a vinícola

maio 2024
junho 2024
Nenhum evento encontrado!
Carregar Mais