Vindos de uma família tradicional na região do Vale dos Vinhedos, Ivair Carraro e seu filho, Henrique Dal Castel Carraro, decidiram elaborar seu primeiro vinho juntos na safra 2018.
Pai de Ivair e avô de Henrique, Redovino Carraro, falecido em 2019, era apaixonado pelo cultivo das videiras, e dedicou toda a sua vida à produção de uvas, trabalho ao qual hoje se dedicam o filho e o neto. No final da década de 80, Redovino decide construir a própria vinícola para utilizar suas uvas e vender o vinho, a fim de agregar valor à matéria prima. Assim a família passa do campo para a indústria.
Então em 2018 pai e filho vinificam 100 litros de Merlot no porão da própria casa de Ivair – onde hoje é a sede da vinícola. Desde o primeiro vinho perceberam que havia um diferencial na qualidade e uma identidade própria que o diferenciava.
Assim, ano após ano investiram mais na estrutura, já seguros e decididos que isto seria o foco para o futuro.
Em 2023 a vinícola foi registrada como Agroindústria Familiar, levando o nome de Henrique Dal Castel, uma forma de Ivair homenagear o filho – e a linha de vinhos brancos e espumantes leva o nome da filha, Aline Dal Castel.
Em breve a vinícola passará a produzir a partir de um pequeno vinhedo próprio de meio hectare, onde estão sendo implantadas 5 variedades europeias: Merlot, Malbec, Tannat, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. Atualmente grande parte das uvas é adquirida de produtores parceiros de regiões como Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul, Garibaldi, Pinto Bandeira e Cotiporã.
As vinificações são todas feitas pelos proprietários, responsáveis pela totalidade dos processos, até a venda. A vinificação é tradicional, com técnicas já consolidadas e conhecidas, com foco total na viticultura, para que se interfira o mínimo possível na enologia dos vinhos.
No portfólio que conta exclusivamente com vinhos finos já há mais de 30 produtos de diferentes safras: tintos, brancos, espumantes método tradicional e vinho de sobremesa.
Na safra 2025 foram elaboradas aproximadamente 8 mil garrafas: nos anos anteriores a média foi de 5 mil.