A Vinitech-Sifel, importante feira mundial de inovação e negócios no setor de vinho, abre espaço para receber produtores brasileiros na capital mundial do vinho. O evento, realizado desde 1977 a cada dois anos em Bordeaux, no Centro de Exposições, une os principais players mundiais do setor e apresenta em primeira mão novidades e tendências do que está sendo ou passará a ser utilizado nas principais regiões produtoras de vinho no mundo. A 24ª edição, que se realiza entre os dias 26 a 28 de novembro, deve reunir 850 expositores de 80 diferentes países, em uma área de mais de 70 mil m2.
Com maior presença de produtores e empresários da Europa, a Vinitech-Sifel está em fase de expansão de fronteiras, e está de portas abertas para receber brasileiros. E um dos grandes atrativos para a indústria nacional do vinho certamente é se aprofundar na possibilidade de conhecer de perto as inovações do setor, além é claro, de mergulhar cultura do vinho da região. “A Vinitech-Sifel é uma excelente oportunidade para os produtores brasileiros se conectarem com uma comunidade global de profissionais que enfrentam desafios semelhantes”, explica Emmanuel Viollet (foto acima), gerente da Vinitech-Sifel.
Outro ponto alto da feira certamente é a possibilidade de conhecer produtores e técnicos de diversas partes do mundo e estreitar relações. Os organizadores da Vinitech-Sifel trabalham em colaboração direta com os principais profissionais do setor para buscar os mais relevantes temas do momento e oferecer um programa de conferências e fóruns em torno de inovação, experiência e tópicos científicos ou técnicos. Mas as novidades em produtos, equipamentos e serviços também são muito atrativas, como afirma Emmanuel Viollet: “só aqui pode se encontrar no mesmo local uma vasta gama de equipamentos para vinhos, adegas e armazéns, assim como soluções de engarrafamento e embalagem. Além disso, no encontro é possível estar lado a lado com especialistas internacionais, que podem trazer soluções inovadoras, possibilitando explorar novas oportunidades de negócios, principalmente por meio do hub ‘Go-to-Market'”.
Aliás o ‘Go-to-Market’ foi uma demanda dos participantes das feiras anteriores que se questionavam: meu vinho está sendo produzido, e agora? Para ajudar a responder a esta pergunta foi concebida uma das principais inovações da Vinitech-Sifel. ”Desenvolvemos esta ferramenta em resposta à demanda dos visitantes”, explica o gerente da feira. “A partir do ‘Go-to-Market’ o produtor encontra no mesmo local, juntas, soluções para uma série de necessidades, como agências de comunicação especializadas, consultores e especialistas em transporte e logística, entre outros parceiros”, relata. “Este é um ponto de foco estratégico para a Vinitech-Sifel, assunto que também será explorado nos temas de exportação do ciclo de conferências”.
Para o evento deste ano são esperados mais de 45 mil profissionais do vinho de diferentes partes do mundo. A programação destes 3 dias será intensa: estão programadas mais de 70 conferências, distribuídas por 5 centros de exposições e 6 percursos temáticos. Entre os temas apresentados, exportações, perfis de vinho e bebidas espirituosas, demonstrações de tecnologia no segmento e uma arena de start-ups do vinho.
Fotos: divulgação Vinitech-Sifel
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.