Viticultura sustentável na produção de espumantes

Viticultura sustentável na produção de espumantes

Da natureza para a comunidade. Essa expressão resume a filosofia por trás do trabalho da Chandon Brasil na Serra das Encantadas, em Encruzilhada do Sul (RS). É ali que está o vinhedo de 120 hectares que se tornou o primeiro do país entre produtores de espumantes a receber o certificado de Viticultura Sustentável. O selo é o resultado de anos de manejo voltados para restaurar e preservar o ecossistema local, simultaneamente à manutenção da produção de uvas de qualidade.

O trabalho conta com a eliminação de herbicidas químicos, além da manutenção da cobertura verde, formada por uma extensa variedade de espécies entre as videiras. “Há quatro anos não usamos nenhuma gota de herbicida em nosso maior vinhedo em Encruzilhada do Sul (foto acima)”, garante Eugênio Barbieri, “monitoramos aves, mamíferos e a as mais de 35 espécies da biodiversidade em geral. É um ecossistema completo”, resume o agrônomo responsável pela produção.

Os vinhedos contam com corredores ecológicos e áreas preservadas de vegetação nativa que permitem o trânsito de animais silvestres. O monitoramento da vinícola já registrou felinos nativos e cerca de 60% das espécies características do Bioma Pampa. Além disso, em parceria com a Embrapa, a Chandon ainda mantém um programa de replantio do butiá, espécie nativa do Rio Grande do Sul ameaçada der extinção em algumas regiões.

Dentre os benefícios das práticas, Barbieri relembra que o manejo provou sua eficácia em uma situação extrema como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. “Os nossos vinhedos não tiveram danos por erosão, exatamente por termos essa cobertura tão forte e bem enraizada. Isso é um reflexo da agricultura sustentável”, afirma.

Ações como essas são parte central da filosofia. “Não adianta elaborar um espumante excepcional se ele não for sustentavelmente feito, tanto para a terra quanto para as pessoas que o produzem”, afirma Morgane Pont-Bruyns, diretora global de cultura da marca.  “Um dos pontos fundamentais para os consumidores ao redor do mundo é comer e beber da maneira mais correta ou mais natural possível.”

É desse vinhedo certificado que nasce o Névoa das Encantadas, espumante elaborado com 100% de uvas Chardonnay cultivadas a 350 metros de altitude, em clima ameno, noites frescas, amanheceres cobertos por neblina e solos profundos e bem drenados. Seguindo a filosofia de mínima intervenção, o rótulo leva apenas uva e leveduras, sem adição de açúcar ou conservantes.

“Partimos do princípio de que tudo está na uva: ela precisa ser escolhida a dedo. É uma resposta ao movimento dos vinhos naturais e um desafio técnico que nos instiga a explorar novas fronteiras”, finaliza o enólogo-chefe da Chandon Brasil, Philippe Mevel.

O Brasil de Vinhos viajou a convite da Chandon.

Fotos: Cesar Silvestro, topo: divulgação Chandon

Para sugestões de matérias escreve para [email protected].

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também