Deisi da Costa ensina a organizar adegas privadas

Deisi da Costa ensina a organizar adegas privadas

Em 2023 Deisi da Costa foi procurada para fazer um trabalho que até então nunca havia realizado: um colecionador queria um serviço de catalogação de adega privada. O nome da premiada sommelière foi indicado e lá foi Deisi executar o serviço, contratada para organizar a adega do colecionador, um empresário paulista aficionado por vinho. “Fui contratada para botar em ordem um acervo cerca de duas mil garrafas”, conta Deisi, “cheguei na casa do cliente e eram mais dez mil rótulos, uma coleção gigantesca, com joias raríssimas do mundo todo”. A demanda foi o estopim de (mais) um negócio na vida de Deisi: dia 17 de outubro, às 19h30, a sommelière comanda seu primeiro workshop online de catalogação de adega privada.

Para realizar esse trabalho em São Paulo, iniciado em abril do ano passado, Deisi montou uma equipe local e viaja uma vez por mês para fazer conferências e supervisionar o que está sendo feito. Até esta demanda ela havia organizado e coordenado apenas adegas de restaurantes, mas desta vez o desafio foi diferente. “Eu desenvolvi um sistema de como montar uma adega privada à domicílio”, explica. “Uma coleção grande tem de ser gerida como a adega de um restaurante, tudo muito organizado, muito cuidado no sentido das safras, não pode ter mofo, tem que ficar controlando a temperatura: são necessários serviços e cuidados como se fosse realmente um restaurante”.

O trabalho realizado por Deisi – que a princípio deveria durar menos tempo, mas devido ao real tamanho do desafio já se estende por cerca de um ano e meio – começou a se espalhar.  “Esse é um serviço que está em alta no setor”, diz, “recebo diversos questionamentos de profissionais e de alunos interessados em saber como desenvolver este trabalho, como prospectar, como cobrar”. São questões recorrentes trazidas por sommeliers de diversas capitais do país, e as principais dúvidas são operacionais: como fazer para catalogar, como registrar essas dez mil fotos, como organizar isso tudo, e mais: depois de organizada, como manter? É melhor usar uma planilha de excel, um aplicativo: o que facilita a operação?

Questões como estas fizeram Deise montar um workshop específico para organização de adegas privadas, uma aula para profissionais abrangendo as principais questões que envolvem este tipo de trabalho. Deisi garante que será um encontro com temas bem abrangentes, desde como passar um orçamento até dúvidas jurídicas: “é primordial ter um contrato e o acompanhamento de um advogado”, aconselha, “afinal o serviço é feito na casa do cliente e o profissional terá acesso à residência para cuidar da coleção privada, que tem vinhos de dezenas de milhares de reais: e se acontecer um acidente e uma destas garrafas quebrar?” Melhor nem pensar nessa possibilidade, mas se acontecer, é bom saber como lidar.

“Uma coleção dessas é tipo a Disneylândia do sommelier”, brinca Deise, “nenhum restaurante tem os rótulos que alguns colecionadores têm, pouquíssimos tem as mesmas safras, é incrível poder organizar tudo isso”.

SERVIÇO

O que: workshop online de catalogação de adega privada.

Quando: 17 de outubro

Horário: 19h30

Onde: online, via zoom

 

Fotos: Deisi da Costa | arquivo pessoal

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para sugestões de matéria escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Para assinar nosso conteúdo exclusivo, acessa direto pelo nosso perfil no instagram.

 

 

 

 

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também