Há uma categoria de trabalhadores no mundo dos vinhos que é responsável por promover a cultura sobre a bebida por meio da comunicação. Entre eles, Malu de Martino, uma cineasta carioca que, através das lentes, conta histórias de famílias produtoras em diferentes regiões do Brasil. Malu relata os bastidores da série em entrevista no Brasil de Vinhos RECEBE.
Malu é formada em Comunicação Social, diretora de cinema, e produziu diversas obras documentais e de ficção. Seu amor pela bebida teve origem na infância, muito alimentado por memórias afetivas: “Eu sempre fui ligada ao vinho, porque meu pai, que era médico, costumava presentear colegas com garrafas personalizadas de Aurora, as atigas Clos des Nobles”, recorda. “Ao crescer, percebi que cada garrafa tinha uma história para contar, e essa percepção me encantou profundamente”, completa a cineasta.
Ela é o nome por trás da série vinhos.br, transmitida pelo Canal Modo Viagem e C3TV, e disponível na plataforma de streaming Box Brazil Play e no site da Climatempo. A primeira temporada narra a história de produtores de vinho não só em regiões tradicionais, como o Rio Grande do Sul, onde gravou em vinícolas como Salton, Don Laurindo, Luiz Argenta e Almaúnica, mas também em outros locais menos conhecidos, como o Vale do São Francisco, demonstrando a diversidade da viticultura brasileira.
E foi durante uma visita ao Vale dos Vinhedos, para falar sobre seu premiado longa-metragem ‘Mulheres do Brasil’ que Malu se encantou com o local e teve a ideia de produzir a série. “Quando fui ao Vale dos Vinhedos pela primeira vez, falei: quero muito filmar por aqui, os vinhos são bons, e precisamos fazer com que o Brasil os conheça”, relembra.
Mas a jornada não foi curta: tirar o projeto do papel levou quase 12 anos, até que em 2018 finalmente começaram as filmagens. O caminho foi difícil, mas com certeza recompensador. “Para mim, cada garrafa de vinho é um presente. Quando abro um vinho que nunca provei, é como se estivesse descobrindo um filme incrível que ainda não vi, é um momento de alegria, de explorar, de sentir e de deixar a bebida contar sua história”, diz Malu.
A segunda temporada, que deve será lançada em novembro de 2024, promete trazer novas perspectivas sobre os vinhos do Brasil, explorando principalmente a Campanha Gaúcha (foto acima no Clube de Golf de Rosário do Sul) e outras regiões do Sul do país, como o terroir missioneiro em Santo Ângelo e algumas áreas do Paraná. Nestes novos episódios, com o aporte financeiro da Verallia, houve a possibilidade de um investimento maior, o que resultou em um cuidado especial com a qualidade das imagens, utilizando drones e técnicas mais modernas para mostrar outras possibilidades do enoturismo brasileiro.
No dia 24 de outubro, o Brasil de Vinhos RECEBE Michel Zignani, diretor de degustação da Associação Brasileira de Enologia (ABE), ao vivo, às 19h30 – te inscreve no canal pra não perder nenhuma atualização.
Fotos: divulgação vinhos.br
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