Romeu e Julieta, a história clássica de amor proibido ganhará um novo cenário: os vinhedos da Serra Gaúcha. O filme “Vinho Jovem”, uma adaptação do romance de William Shakespeare ambientado em Bento Gonçalves (RS), promete emocionar o público com uma abordagem regionalizada da trama.
Na adaptação, Romeu é um jovem herdeiro de um vinhedo em Bento Gonçalves, enquanto Julieta é herdeira de uma fábrica de móveis e de um vinhedo em uma cidade vizinha. Suas famílias, rivais como na trama original, farão de tudo para impedir esse amor. O primeiro encontro dos protagonistas acontece durante uma exposição de vinhos, dando início a uma história de paixão, conflitos e desafios, onde o amor e o ódio serão colocados frente a frente.
O ator Eduardo Giovanella, de 17 anos, dará vida ao Romeu na produção, marcando sua estreia como protagonista em um longa-metragem. O ator comemora essa oportunidade: “Tenho orgulho da minha região e da possibilidade de participar de um filme onde nasci e onde vivi minha vida inteira”. Aos 12 anos, o ator foi protagonista do curta “O Menino da Terra do Sol”, adaptação da autobiografia do escritor Flávio Luiz Ferrarini, e conquistou 9 prêmios como melhor ator-mirim, entre eles o LABRFF, em Los Angeles, maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos. Atualmente Giovanella atua no espetáculo do Parque Temático Epopéia Italiana, em Bento Gonçalves – parada turística obrigatória para quem deseja conhecer a história da imigração italiana no Rio Grande do Sul (foto acima, reprodução instagram).
O Romeu de “O Vinho Jovem”, também já participou do filme “De Repente, Miss”, lançado em maio de 2024 e atualmente disponível nos serviços de streaming, contracenando com nomes como Roney Villela, Danielle Winits e Giulia Benite (foto acima, arquivo pessoal Eduardo Giovanella). Agora, ‘Romeu’ aguarda a definição da atriz que interpretará Julieta nas gravações que devem ter início ainda entre setembro e agosto de 2025. A direção está a cargo de Everton Maat, que atualmente está na Serra Gaúcha para finalizar a escolha das locações. As gravações estão previstas para começar entre agosto e setembro deste ano.
Além da ficção romântica, a produção de “Vinho Jovem” também tem um compromisso com a valorização cultural e econômica do Rio Grande do Sul. A MAAT Filmes, produtora responsável pelo projeto, reforçou a importância de investir na região para fomentar a indústria audiovisual e contribuir para a retomada econômica após as enchentes que impactaram o estado. Como parte desse compromisso, a equipe também produzirá um documentário sobre a produção de vinhos na Serra Gaúcha, com apoio da Lei Rouanet, abordando a tradição vitivinícola local.
Com um elenco formado por atores gaúchos e gravações previstas em vinícolas do Rio Grande do Sul, “Vinho Jovem” promete trazer um olhar autêntico sobre um dos maiores clássicos da literatura mundial, agora com a identidade e o charme da Serra Gaúcha.
E tu, acreditas que o amor pode ser maior que o ódio?
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para comercial@brasildevinhos.com.br e fala conosco.