Quase que simultaneamente diversas regiões do Rio Grande do Sul organizam os primeiros encontros de apreciação dos vinhos e sucos feitos pelos produtores locais. A Serra Gaúcha é o coração destes momentos que reúnem especialistas no tema, pessoas que doam seu tempo e se encontram para avaliar a produção das regiões, apontar caminhos e, cada vez mais, qualificar a vitivinicultura regional, desta forma fortalecendo cada núcleo produtivo. Nos últimos dias Caxias do Sul teve sua avaliação, agora é hora dos produtos de Flores da Cunha passarem pelo crivo dos avaliadores e na próxima semana os vinhos e sucos da Campanha Gaúcha serão analisados.
Terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de agosto, foi a vez da produção de Farroupilha passar por baterias de análise sensorial. Em dois dias 45 especialistas – enólogos, sommeliers, pesquisadores, representantes de empresas do mercado, professores e jornalistas especializados no segmento – degustaram 270 amostras de 14 vinícolas de Farroupilha: “a 20a edição da Seleção bateu o recorde de inscritos”, comemora Natália Sanches Taffarel, presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (AFAVIN) e produtora na vinícola Cave Antiga.
A avaliação sensorial das amostras, divididas em 21 categorias, foi feita em duas manhãs, com os jurados degustando os vinhos totalmente às cegas. O sistema seguido é o mesmo definido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho.
As baterias, divididas de forma aleatória, podem trazer sucos de uva, vinhos finos, licorosos, espumantes e vinhos de mesa, tornando mais desafiador o trabalho dos jurados. O objetivo de seleções como esta, mais que avaliar se cada rótulo – todos já ofertados comercialmente no mercado, com exceção dos moscatéis a granel – merecia premiação bronze (entre 78 pontos e 83 pontos), Prata (entre 84 pontos a 87 pontos) ou Ouro (entre 88 e 100 pontos), é qualificar cada vez mais a produção. “A Seleção de Vinhos demonstra crescimento constante, não apenas no volume de amostras recebidas, mas especialmente na evidente evolução qualitativa”, pondera Natália, “esse progresso fortalece nossa agricultura, atrai visitantes, consolida a reputação de nossos vinhos, sucos e espumantes e nos inspira a buscar excelência”, comemora a presidente da AFAVIN.
Os destacados na 20a Seleção de Vinhos de Farroupilha serão apresentados no dia 5 de setembro.
O Brasil de Vinhos viajou a convite da AFAVIN
Fotos: divulgação AFAVIN e Brasil de Vinhos
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.