Em 1887, no bairro de Sorocamirim, nasceu Achiles Augusto de Moraes, pai do fundador : foi com esse homem de ascendência portuguesa que tudo começou. Já casado com Aurora, Achiles abriu caminho novas e promissoras perspectivas, um verdadeiro divisor de águas da família. O agriculltor iniciou a plantação de uvas das variedades isabel, Niágara e Seibel, sendo um dos pioneiros da vitivinicultura na região, em pouco tempo iniciou a produção de vinhos tinto seco, branco seco e licoroso de forma artesanal, dando origem a primeira vinícola da família, a Vinhos Guarani em 1926.
Com o passar dos anos foram criadas outras vinícolas dentro da família Moraes, uma delas a XV de Novembro.
E por que do nome XV de novembro?
Porque Brasilio, filho de Achiles e fundador da Vinícola XV de Novembro, era Republicano e quis fazer uma homenagem aos 70 anos da Proclamação da República do Brasil, que seria comemorado ano seguinte, justamente quando do inicio sua própria fabricação de vinhos.
Começando com uma pequena safra de uvas próprias e com ajuda de esposa e filhos, Brasilio foi traçando seu legado
Com o passar dos anos, através de filho e neto, sempre buscando melhoria constante e a partir de uma nova demanda de produtos, em 2008 é lançada a marca Quinta Moraes, dando início a elaboração de vinhos finos. Através desse mesmo pensamento em 2019, é inaugurado o espaço Aura Astral.
O ano de 2021 marca o início de um novo passo para a família Moraes: é a busca por vinhos finos com maior complexidade. Acompanhando a tendência dos vinhos de inverno, a estrutura é reformada e resstruturada com novos equipamentos, assim a antiga vinícola de Achiles e Aurora dá origem à Vinicola Boutique Aura Astral onde são elaborados vinhos tintos, brancos, roses, pet nat (método Ancestral) e espumantes (método tradicional), tudo em pequenos lotes. No local há a possibilidade do cliente ou parceiro participar do desenho do vinho: escolha da barrica, cortes, levedura, temperatura da fermentação entre outros – é um produto exclusivo para cada cliente.



