A Vinícola Tramarin foi fundada em 2022 pelo enólogo Willian Heissler, seu pai, Rogelio e seu irmão, Bruno. Desde 2003, Willian atua no ramo da enologia, tendo trabalhado em vinícolas como a Maison Forestier, e desde o início sempre teve como propósito a busca pela expressão do terroir. Com esse objetivo, a Tramarin nasceu com a proposta de ser uma vinícola boutique, com produção anual de 10 mil garrafas, levando à taça dos consumidores a autenticidade do terroir gaúcho de clima subtropical.
Inspirada nos vinhos do Velho Mundo, onde a acidez é um componente estrutural essencial, a Tramarin encontrou, de início, o desafio de criar vinhos com o perfil frutado, característico do terroir subtropical, mas que ao mesmo tempo entregassem acidez equilibrada. Para isso, ano após ano, a vinícola vem antecipando suas colheitas em busca do momento ideal de maturação fenólica e tecnológica, evitando excessos e garantindo vinhos clássicos, equilibrados e com forte perfil gastronômico.
Atualmente, a Tramarin trabalha em parceria com produtores dos três principais terroirs do Rio Grande do Sul: Serra Gaúcha, destinada aos vinhos brancos e espumantes; Serra do Sudeste, dedicada aos tintos como Merlot, Touriga Nacional e Cabernet Franc e Campanha Gaúcha, destinada à produção exclusiva de Tannat. O objetivo é sempre trabalhar com as uvas que melhor se desenvolvem em cada região.
Focada na autenticidade do terroir, a Tramarin não utiliza barricas de carvalho em sua vinificação. Para alcançar vinhos com estrutura elegante, aplica o processo de maceração estendida, no qual o mosto permanece em contato com as cascas por 20 a 25 dias.
A Tramarin apresenta um diferencial importante: a produção de vinhos com potencial de guarda mesmo sem o uso de barricas. Assim nasceu a linha Gran Linaggio, na qual, durante a fermentação, aplica-se o processo saignée, drenando-se metade do mosto para aumentar a relação de sólidos/líquidos. Isso proporciona maior extração dos componentes das cascas, resultando em um vinho mais rico em taninos e antocianinas, com potencial de guarda estimado em até 30 anos.
O processo de fermentação da Tramarin é realizado nas vinícolas EBV e Multivinhos, onde o enólogo Willian Heissler define e acompanha de perto todas as etapas do processo.
Mesmo sendo uma vinícola jovem, a Tramarin já conquistou importantes premiações, tanto pela revista Adega quanto pelo Guia Descorchados — onde figurou entre os melhores vinhos tintos do Brasil.



