Épico é o único rótulo brasileiro em degustação internacional na Espanha

Épico é o único rótulo brasileiro em degustação internacional na Espanha

O Épico, vinho ícone elaborado pela vinícola Guatambu, localizada em Dom Pedrito (RS), foi o único produto brasileiro selecionado para o Wineand International Tasting 2025 (WIT), que será realizado no dia 14 de novembro no VINSEUM – Museu de les Cultures del Vi de Catalunya, em Vilafranca del Penedès, na Espanha. O WIT é aberto ao público, e deve reunir profissionais do setor e enófilos.

O WIT foi criado por Thiago Coelli (foto acima), mineiro radicado em Bordeaux, mestre em Inovação e Vinhos pelo Institut des Sciences de la Vigne et du Vin. Thiago criou a plataforma com o objetivo de transformar a forma como as pessoas se conectam com o mundo do vinho — unindo inovação digital, metodologia estruturada de degustação e uma visão verdadeiramente global. “É um projeto que quer tornar a experiência de degustar mais comparativa, acessível e enriquecedora”, explica o empreendedor.

O Brasil em destaque

Brasileiro, Thiago não poderia deixar de ter um rótulo do Brasil entre os degustados. Para esta prova buscou um vinho que já é muito reconhecido por aqui, e é o principal rótulo de uma das mais tradicionais vinícolas da Campanha Gaúcha, a Guatambu.

“O fato do vinho Épico ser escolhido pra ser o Brasil nesta degustação é uma grande honra, porque justamente este vinho representa quatro uvas tintas – Tannat, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Merlot – vindas de um terroir bastante propício para expressar elegância e, ao mesmo tempo, complexidade”, diz Gabriela Potter.

A produtora reforça que esta é a terceira participação internacional recente da Guatambu, e antecipa novidades para o próximo ano: “estivemos no Peru, no Premium Taste, no final de 2024, em abril deste ano em Nova Iorque, no evento dos melhores tintos do Guia Descorchados, e agora na Espanha”, relata, “isso já é parte da nossa estratégia para a abertura de mercado para exportação em 2026”, completa.

Para Thiago, selecionar este rótulo foi emblemático: “a escolha do Épico IX reflete o reconhecimento internacional da qualidade e da identidade que a Campanha Gaúcha vem conquistando “, diz Thiago, “uma região marcada por amplitude térmica, clima seco e noites frias, o que favorece a produção de tintos elegantes e equilibrados”, explica.

A degustação

“É uma degustação semi-cega”, explica, “e que possibilita que os participantes viajem por rótulos de diferentes – e porque não dizer – inusitadas partes do mundo”. Na degustação semi-cega os participantes sabem o que estão degustando, mas não a ordem em que os vinhos estão sendo servidos até o final, quando a sequência é revelada (na foto acima, o WIT 2024, realizado no Porto, em Portugal).

A degustação será conduzida por Antoni Sánchez-Ortiz, doutor em Viticultura, Ecophysiologia e Mudanças Climáticas, professor universitário e enólogo da vinícola Perinet, no Priorat.

Cada pessoa registra suas impressões e análises sensoriais no sistema de avaliação digital desenvolvido pela plataforma de Thiago: “é uma dinâmica que une o mundo do vinho à tecnologia, tornando a degustação mais interativa, imparcial e educativa”, diz, “e ainda com um toque de desafio, que te provoca a buscar acertar a ordem dos vinhos”.

A curadoria dos rótulos

“Nesta edição a curadoria buscou representar tradições vitivinícolas e estilos contrastantes”, explica Thiago. Além do Épico IX, da vinícola Guatambu, do Brasil, foram escolhidos os seguintes vinhos:

Esperando a los Bárbaros Malbec, Matías Riccitelli, Argentina

Nrenni Reserve, MOONQ, Armênia

RSW Shiraz, Wirra Wirra Vineyards, Austrália

Merengő, St. Andrea, Hungria

Château Musar Red, Château Musar, Líbano

Cornalin Aguares, Thierry Constantin, Suíça

Tannat Reserva, Viña Varela Zarranz, Uruguai

Lonor, Gonzalez Byass, Espanha

 

Foto: divulgação Guatambu, arquivo pessoal Thiago Coelli e wineand.

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.          

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.          

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também