Vinho e Mercado: livro reúne entrevistas com líderes do segmento no Brasil

Vinho e Mercado: livro reúne entrevistas com líderes do segmento no Brasil

(Ari Gorenstein, fundador da Evino e co-CEO da Víssimo é um dos entrevistados no livro. Foto: divulgação)

“Esse momento foi um divisor de águas em que eu tinha de decidir praticamente sozinho se fazia essa mudança na minha carreira ou não. E aí, refletindo bastante, conclui que na pior das hipóteses seriam dois anos sabáticos, nos quais eu teria uma experiência de vida fascinante, em contato íntimo com a indústria do vinho, conhecendo pessoas de vários países, circulando por universidades distintas. Isso foi o suficiente para eu tomar a decisão de seguir em frente com a aposta.”

Estas palavras são de Ari Gorenstein, fundador da Evino e co-CEO da Víssimo, em entrevista para Valdiney Ferreira, autor do livro “Vinho e Mercado – Fazendo negócios no Brasil” publicado pela FGV Editora.

Na obra, além de Gorenstein, outras 12 figuras marcantes do setor compartilham detalhes de suas trajetórias no mundo do vinho.Ferreira abre o livro com um panorama geral da produção vitivinícola nacional à época, abordando temas como a comercialização de vinhos finos brasileiros e importados e suas participações no mercado. O autor investiga os principais fatores responsáveis pelo boom do mercado vitivinícola no Brasil a partir dos anos 1980.

Com dados concretos obtidos através de pesquisa, o autor consegue compilar informações necessárias para compreender o mercado de maneira integral, que posteriormente podem ser relacionados com entrevistas de diferentes enfoques – porém, sempre em torno do vinho.

Ao mergulhar em experiências pessoais e profissionais dos personagens, o autor oferece aos leitores uma análise dos desafios e oportunidades. Na obra, os protagonistas compartilham apostas e decisões que não mudaram apenas suas vidas, mas também o mercado de vinhos no Brasil.

Além do fundador da Evino, também estão presentes na publicação entrevistas com Rogério Salume, CEO e cofundador da Wine; Adilson Carvalho Jr., presidente da Casa Flora Importadora; Carlos Cabral, então consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar; Marcelo Copello, diretor de conteúdo da Baco Multimídia; Bernardo Larreta de Azevedo Rodrigues, sócio da Porto Di Vino; Karina Bellinfanti e Marcelo Rebouças, da Cave Nacional; Marcelo Torres, CEO fundador do Grupo BestFork Experience; Diego Bertolini, então gerente de promoção do Ibravin; Ivane Fávero, presidente da Aenotur; Marcos Figueira, sócio da WyseGroup e professor da FGV; e Plínio Simões Barbosa, advogado, sócio fundador da Barbosa Mussnich Aragão (BMA) e produtor de vinhos na região do Douro, Portugal.

 

“Vinho e Mercado” é uma obra para empreendedores e entusiastas que buscam inspiração em histórias de sucesso que atravessam os quatro cantos do Brasil. Nela, Ferreira celebra o sucesso e dedicação daqueles que souberam transformar a paixão por vinho em lucro e oportunidades.

O autor é engenheiro químico pela UFRRJ, com MBA Executivo pela Coppead UFRJ e pós-graduação pela FGV Management, onde também é professor convidado do programa e coordenador do curso sobre negócios do vinho. É diretor executivo da Vinisa projetos e treinamento, e faz parte da ABS-RJ. Palestrante em cursos, seminários e workshops sobre vinho, é também autor do livro “Vinhos do Brasil, do passado para o futuro“, em parceria com Marieta de M.Ferreira.

O livro está disponível para compra aqui.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também