A diversidade do Brasil de Vinhos em números

A diversidade do Brasil de Vinhos em números

Certamente uma das coisas mais bacanas que estamos conseguindo ao acompanhar dia a dia do Brasil de Vinhos é descobrir que sabíamos tão pouco sobre a abrangência da produção do vinho nacional – o que nos deixa com um universo enorme a descobrir.

A partir de agora passamos a, de tempos em tempos, organizar e analisar as informações que recebemos direto das vinícolas e repassar aos que são tão interessados em vinho brasileiro quanto a gente: vocês.

Os dados que levantamos vêm direto das informações que recebemos, repassadas por produtores, enólogos, sommeliers, vinhateiros, empresários, vendedores – quem quer que tenha feito o cadastro em nossas plataformas.

Se você acompanha nosso site e busca saber mais sobre as vinícolas, conhece um pouco do que sabemos sobre elas. Localização, regiões, produtos oferecidos, forma de comercialização, peculiaridades. Os resultados são tão diversos quanto as empresas: há desde as pequenas, de autor, artesanais, de garagem, com poucos rótulos até as grandes indústrias, com diversas marcas e tipos de vinhos e que exportam para muitos países.

E isso sim, é outra das grandes riquezas do Brasil de Vinhos: a diversidade.

Os dados que publicamos agora dizem respeito ao nosso primeiro levantamento, feito no dia 8 de junho de 2020.

Alguns números do Brasil de Vinhos

134 vinícolas

8 estados (RS, SC, PR, SP, MG, BA, GO + DF)

47 cidades

26 regiões (RS – Alto Uruguai, Altos Montes, Campanha Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Região Central Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra do Sudeste, Serra Gaúcha, Vale dos Vinhedos, Vale Trentino e Viamão; SC – Planalto Catarinense; PR – Grande Curitiba, Oeste e Norte do Paraná;  SP – Leste de São Paulo, Noroeste de São Paulo e Serra da Mantiqueira; MG – Serra da Mantiqueira e Sul de Minas, BA – Chapada Diamantina e Vale do São Francisco;  GO – Planalto Central e Santa Helena de Goiás; DF – Planalto Central)

Uvas mais presentes nas vinícolas analisadas

Cabernet Sauvignon 85%

Chardonnay 82%

Métodos utilizados na produção de espumantes

Tradicional (Champenoise ou Clássico) 77%

Charmat 61%

Asti 4%

Ancestral (Sur Lie) 3%

(Estância Paraizo, Bagé – foto Dandy Marchetti)

 

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também