Merecido. O enólogo do ano de 2024 escolhido pelos seus pares na Associação Brasileira de Enologia é um dos responsáveis por um campeão de vendas no Brasil há 10 anos. André Donatti, gerente geral e enólogo chefe da vinícola Campestre, em Vacaria (RS), onde trabalha há 18 anos, é um dos responsáveis pelo Pérgola, campeão absoluto de vendas no país há 10 anos – em 2023, por exemplo, foram vendidos mais de 40 milhões de garrafas. Quando Donatti fala da profissão, deixa transparecer o amor pelo que faz: “não sei a palavra certa para usar. Corre nas veias algo diferente, algo que emociona, que acelera o coração”, confessa. ”É a paixão pelo vinho brasileiro e a paixão por estar nesse meio tão agraciado, tão lindo, tão espetacular, diferenciado”.
João Zanotto, diretor da Campestre, e o enólogo Sérgio Donatti, pai de André, foram os dois nomes lembrados pelo enólogo do ano ao se referir às inspirações para a profissão: “sou grato à Enologia, grato ao meu pai que não está mais comigo e que foi um grande incentivador de eu estar nesse meio”, diz. “E principalmente, grato a um cara que me fez sonhar e me deixa sonhar até hoje. Ele se chama João Zanotto”.
Os critérios de escolha do enólogo do ano
A escolha, feita desde 2004, é tarefa exclusiva dos próprios associados da entidade, que indicam o nome do colega que julgam ser merecedor da distinção através de votação pelo site. A escolha acontece em três etapas: na primeira cada associado pode indicar um nome, seguindo critérios como ter formação em Enologia e Viticultura, trabalhar em benefício do profissional de Enologia, ter no mínimo cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a função, ter atuação setorial, ter foco em inovação tecnológica, ser associado da ABE no mínimo há 3 anos e estar em dia com a tesouraria. Na segunda etapa, os três mais votados são pontuados pela vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. Por fim um comitê formado pelos que já foram homenageados avalia cada um dos nomes atribuindo a eles uma nova pontuação. A decisão se completa levando em conta aspectos como carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade.
Quem é André Donatti
Desta forma em 2024 a ABE chegou ao nome de André Donatti. André tem formação em Química pela Universidade de Caxias do Sul, Gestão de Produção Industrial pela Uninter e é Sommelier Internacional pela UCS-FISAR. Durante sua trajetória profissional percorreu países como Itália, França e Portugal para viagens técnicas e aperfeiçoamento na área de vinhos. Antes da Campestre, atuou em outras vinícolas no Rio Grande do Sul, como a Cordelier e as cooperativas Aliança e Garibaldi.
Donatti, que está na Itália participando de uma imersão de qualificação na Sicília com passagens por universidades de Enologia e centros de Pesquisa e Desenvolvimento, além e visitas técnicas, foi comunicado da premiação por uma vídeo chamada feita por Ricardo Morari durante o evento de confraternização da ABE. “Sinceramente, foi uma grata surpresa ter esse título. Ainda continuo sem palavras para agradecer a todos que me escolheram como enólogo do ano”, comemora André, emocionado. “Temos uma seleção de grandes enólogos que merecem o nosso respeito e admiração e o André Donatti é um deles”, sintetizou o presidente da ABE. “Que nós, enólogos brasileiros, sigamos evoluindo, assim como os melhores vinhos, e que nossos rótulos sigam fazendo história, emocionando e dando prazer a todos que os degustam”, sentencia Morari.
A evolução da Enologia brasileira está diretamente ligada ao trabalho dos profissionais como Donatti, que focam na ampliação do mercado consumidor: “espero que impulsionemos o vinho, principalmente o vinho brasileiro, não só para o Brasil, como para o mundo”, assegura.
Fotos: André Donatti |divulgação ABE, placa reprodução instagram André Donatti
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.