A ASI vai ampliar a realização dos exames de suas certificações internacionais no Brasil. As provas do ASI Diploma, que até então eram realizadas apenas em outros países, passam a ser aplicadas pela Associação Brasileira de Sommeliers, afiliada exclusiva da ASI no país. Os testes, sob coordenação da entidade nacional e respondidos exclusivamente em inglês, vão ocorrer no dia 10 de março, na ABS São Paulo e terão apenas 12 vagas – no caso de haver mais candidatos, o comitê organizador avaliará os currículos para selecionar os participantes. Esta será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil.
Com sede em Paris, na França, a ASI possui membros associados em 65 países, representando a defesa dos direitos e deveres da categoria e os princípios didáticos relacionados à profissão e ao universo da sommellerie. “Esta certificação serve como uma porta de entrada privilegiada para o mundo da sommellerie de alto nível, abrindo oportunidades de carreira em restaurantes com estrelas Michelin, diversas atividades relacionadas à sommellerie e ao setor do enoturismo”, explica Danio Braga, presidente da ABS Brasil.
“O diploma da ASI não substitui o obtido pelos alunos das ABSs no Brasil, assim como ocorre nos outros países. É sim uma certificação que oferece uma chancela mais ampla, uma vez que é emitido diretamente pela entidade que representa o segmento internacionalmente”, esclarece Braga.
Júlio César Kunz, vice-presidente da ABS Brasil, explica ainda que os cursos ministrados pela ABS seguem os preceitos e o currículo estruturado pela ASI, por isso alunos e profissionais formados pela associação terão maior familiaridade com os conhecimentos exigidos para a obtenção da certificação.
Requisitos e Bootcamp Diploma ASI
Os inscritos terão direito a participar de um Bootcamp, realizado nos dias 6 e 7 de março, oferecido integralmente em inglês, na ABS São Paulo. O treinamento será conduzido por Giuseppe Vaccarini, melhor sommelier do mundo em 1978, ex-presidente da ASI e atual presidente da Associação Italiana de Sommeliers Profissionais.
Aqueles eu não desejarem participar da diplomação poderão realizar somente o Bootcamp, tendo uma oportunidade única de aprendizado e aprimoramento profissional.
A inscrição custa R$ 5 mil e o requisito é ser sommelier profissional, comprovando atuação no Brasil há pelo menos dois anos. Para profissionais com atuação no exterior, a inscrição deverá ser acompanhada pela aprovação do presidente da Associação ligada à ASI em seu país de atuação. Também é possível participar do Bootcamp sem fazer a prova do ASI Diploma, neste caso, o valor de matrícula é R$ 3 mil. Inscrições e mais informações pelo telefone (11) 95158-0544 ou pelo e-mail [email protected].
Com informações da assessoria de imprensa da ABS-RS
Foto: divulgação ABS-RS
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.