Brasil de Vinhos RECEBE Caroline Dani

Brasil de Vinhos RECEBE Caroline Dani

Crescer entre vinhedos é um privilégio para poucos, e uma dessas pessoas privilegiadas é Caroline Dani, entrevistada no segundo episódio do Brasil de Vinhos RECEBE. Atual Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), Carol carrega um legado familiar que está inserido no vinho de muitas maneiras. Em 1929, seu trisavô e bisavô participaram da criação de uma das primeiras cooperativas vinícolas do Rio Grande do Sul. Mais tarde, sua família também fundou a vinícola Dani, que a inseriu ainda mais no processo de produção de vinhos.

Esse envolvimento com a bebida acabou moldando sua carreira em muitos aspectos. Após se formar em biomedicina, fez mestrado, onde pesquisou sobre derivados da uva e aprofundou seu conhecimento nos sucos, assunto que a levou a apresentar trabalhos em países como França e Espanha. Mas Carol se apaixonou pelos vinhos de verdade após finalizar o curso de sommellerie na Associação que hoje preside.

Na ABS-RS, gerencia projetos que visam promover as bebidas – não apenas vinho – de diferentes maneiras, estimulando a forma com que são percebidas e apreciadas. “A educação é a base para mudar a cultura do vinho no Brasil”, assegura. Sob sua liderança, a instituição deve continuar a desenvolver programas que abrangem diferentes etapas do mundo dos vinhos, desde a introdução até cursos avançados. “Nosso objetivo é elevar o nível de conhecimento, e ajudar a tornar o Brasil um país ainda mais reconhecido pelos vinhos de qualidade”, completa.

Para a especialista, as oportunidades para aumentar o consumo de vinhos no Brasil são imensas. Um dos caminhos para isso é, acima de tudo, a descomplicar seu consumo, aproximando o vinho das novas gerações, mostrando que não é preciso ser rico ou expert para apreciar uma boa taça. Além disso, a sommelière destaca a importância de adaptar a comunicação e a oferta de acordo com as preferências atuais, citando a busca por vinhos com menos teor alcoólico, por exemplo. “É uma mudança forte no mundo todo, e que também precisa ser trabalhada no Brasil”, enfatiza.

Carol cita ainda como objetivos para seu mandato iniciativas como aumentar a participação de brasileiros em concursos internacionais e solidificar a presença nas redes sociais, além disso, fazer da ABS-RS cada vez mais referência: “queremos ser um difusor de conteúdo sobre vinhos, inclusive de forma gratuita”, conclui. “Temos que falar mais sobre nosso vinho, mostrar a qualidade e a paixão que envolve sua produção”, enfatiza

Para conhecer mais sobre a história de Caroline Dani, seus projetos, e suas perspectivas para a gestão 2024/2026 da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul, assista o episódio completo aqui.

No dia 11 de abril, às 19h30, o Brasil de Vinhos RECEBE Horácio Barros, um engenheiro que deu uma volta ao mundo com um motorhome para explorar vinhedos. Te inscreve no nosso canal pra não perder essa conversa.

Para sugestões de matérias escreva para pauta@brasildevinhos.com.br.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também