Brasil possui o dobro de consumidores de vinho do que em 2010

Brasil possui o dobro de consumidores de vinho do que em 2010

Com recorde de vendas em 2020 e 2021, a bebida vira tendência entre os brasileiros

O Brasil é classificado como um mercado de vinho em crescimento. O país subiu 12 lugares no último ano e se classificou como o 14º mercado de vinhos mais atraentes pela Wine Intelligence Global Compass Classification, ranking que identifica os mercados mais atraentes para o vinho no momento.

De acordo com pesquisa realizada pela Wine Inteligence, em 2021, o Brasil possuiu o dobro de consumidores de vinho do que em 2010. Hoje, cerca de 36% da população adulta brasileira consome a bebida. Essa proporção se assemelha à dos EUA. A população mensal de consumo de vinho no Brasil saltou para mais de 50 milhões de adultos em 2021, impulsionado por uma crescente mudança de comportamento do público. Em 2020, eram 39 milhões de consumidores regulares da bebida (pelo menos 1 vez por mês). Um crescimento de 30%.

Dos tipos de vinho, os tintos são a preferência nacional com 92% dos vinhos consumidos, seguido dos brancos com 45%, mas os rosés são os que mais crescem com 30% em 2021. Entre as uvas, malbec (45%), cabernet sauvignon (44%) e merlot (44%) são as mais consumidas. Os vinhos importados representam 34% do share de consumo no país e os vinhos chilenos são os líderes na preferência dos brasileiros entre os importados. Dados da Ideal Consulting apontam que só no ano passado, foram 489,4 milhões de litros comercializados no país.

O aumento no consumo também traz oportunidades para as marcas e novos produtos ao mercado. Em 2021, o Grupo Santa Rita Wines, vinícola fundada em 1880, ampliou sua presença no mercado brasileiro com a entrada de novos rótulos, entre eles o Cabernario N°8, Medalla Real Reserva. “O mercado brasileiro é muito atraente e ainda tem um enorme potencial. Com o aumento no consumo também surgem novas possibilidades para as marcas e para os clientes cada vez mais interessados na categoria, inclusive em vinhos de alto padrão”, conta Jaqueline Messias, Marketing Manager do Grupo Santa Rita Wines.

Reprodução total de matéria publicada no site supervarejo.com.br. A equipe do Brasil de Vinhos parabeniza pelas informações e pelo incentivo ao mercado. Contem conosco.

 

Dra. Uva