Enologia e Viticultura em livro para todos os públicos

Enologia e Viticultura em livro para todos os públicos

Um compêndio. Um livro com 423 páginas, capa dura e dividido em apenas dois capítulos. Uma obra que, por culpa da pandemia, levou quatro anos para ser concluída. Uma publicação que de forma clara, sucinta e bastante didática, consegue elucidar muito da Enologia e Viticultura, ciências que apaixonam os técnicos e intrigam os leigos. A Enologia estuda o vinho desde o plantio da uva e a Viticultura analisa a partir do cultivo da fruta, movimentando profissionais e técnicos no campo, nas cantinas e nas adegas durante o ano inteiro e não apenas nos períodos de safra, quando os vinhedos costumam estar cheios e as programações festivas tomam conta das regiões produtoras. André Mallmann e Edegar Scortegagna, profissionais dedicados e apaixonados pelo mundo do vinho e da educação fazem de Desbravando Vinhos e Vinhedos – Enologia & Viticultura, um guia para quem quer conhecer mais desse fascinante mundo sem se assustar – e um belo livro de apoio para quem já tem conhecimento avançado nestas áreas. O livro está sendo comercializado direto pelos autores.

“No Brasil não existia um livro assim, claro e completo em português, e que ao mesmo tempo não fosse tão difícil de ler, como os importados”, explica Edegar. “Nosso trabalho resultou das vivências do dia-a-dia, do depoimento de colegas enólogos, da nossa prática e, claro, da leitura de diversas obras também, mas sempre com nosso ponto de vista”, conclui.

André Mallmann e Edegar Scortegagna são reconhecidos pelo trabalho que realizam juntos desde 2018, quando criaram a ConceptWine escola de vinhos com foco em cursos de Enologia e Viticultura, mas separados também têm uma sólida história no mundo do vinho. André, cirurgião dentista, professor, pesquisador e gestor entrou aos poucos no mundo da Enologia. O que nasceu como um hobby virou negócio: em cerca de 20 anos realizou formação em sommellerie pela FISAR, diversos outros cursos e certificações internacionais na área, além de contínuas viagens de atualização por diferentes regiões do mundo. Edegar nasceu em uma família de viticultores de Flores da Cunha, a cidade que mais produz vinho no Brasil. Toda sua vida acadêmica e profissional foi e segue sendo voltada para a Enologia, tendo iniciado seus estudos em Bento Gonçalves (RS) e finalizado na Itália. Atualmente é enólogo chefe da vinícola Luiz Argenta, onde atua desde 2009.

O livro é organizado de forma bem didática, de fácil compreensão: são muitas fotos, tabelas, listas, ilustrações, destaques, qr codes que levam a vídeos explicativos. Há as partes mais técnicas – o que são prensas de prato, por exemplo – mas há curiosidades para os leigos apaixonados por vinhos, como saber quais são as barricas de madeira mais conhecidas – Bordeaux, de 225 litros, Borgonha, de 228 litros e Porto, entre 550 e 650 litros.

Os autores trazem informações desde porta-enxerto, preparação do solo, clones, variedades, doenças das videiras, tratos culturais, até o processo passo a passo para elaboração de um vinho (imagem acima). Informações sobre doenças, problemas dos vinhos e defeitos, bem como sobre a parte aromática e as transformações da levedura também estão presentes.

Diversos esquemas exemplificam técnicas e métodos de elaboração, e dicas, lembretes e resumos são destacados para facilitar a compreensão (imagem acima). “É um livro para pessoas que estão entrando no mundo do vinho, mas também para aquelas que já têm um certo conhecimento”, diz Edegar, “enólogos vão aproveitar bastante o livro, em função do método que escolhemos para apresentar”, resume.

A obra tem uma sequência lógica de compreensão das especialidades e entra também em questões comerciais, apresentando percepções de mercado, como aspectos de compra de vinhos rosé, por exemplo. No caso dos rosados, um dos atributos mais valorizados pelo consumidor é a coloração da bebida, por isso, explicam os autores, muitas pesquisas de marketing são feitas buscando conhecer a cor preferida do consumidor para a elaboração do produto.

A obra é ideal para quem está estudando vinho, e esse foi um dos principais objetivos da dupla ao pensar nessa publicação, diz Edegar: “a ideia era essa, colaborar com o setor, disseminar a cultura do vinho”.

Fotos: reproduções livro Desbravando Vinhos e Vinhedos – Enologia & Viticultura

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para comercial@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também