Esta é a sigla da Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Minas Gerais, uma iniciativa que nasce a partir de um consenso ds 54 vinícolas já pré associadas. A assembleia de formação será realizada online no dia 14 de agosto, e o primeiro presidente da entidade deverá ser José Procópio Stella (f0t0 abaixo), da vinícola Stella Valentino, que deverá ter como vice Elcy Caldas Batista, da vinícola Quinta de Glaura.
Daniel Maia, responsável pela vinícola Campo de Estrelas (foto acima), é um dos conselheiros da nova entidade: “estamos discutindo o estatuto faz um tempo e chegou a hora de seguir em frente”, diz. “Há muito por fazer pelo vinho e pelas vinícolas da região”, completa.
E a lista de demandas é grande, principalmente no que tange aos governos estadual e federal, além das associações. “Entre nossas pautas imediatas estão a redução de impostos e a extinção da Substituição Tributária”, diz Maia. Os pedidos do grupo também têm seu foco na ampliação e valorização das atividades da EPAMIG, atendimento aos pequenos produtores, melhoria nas estradas, compra de vinho de Minas Gerais pelo Governo e Associações e diversas ações de apoio e divulgação dos vinhos, rotas e produtos da região. “É importante também fomentar a interlocução com a Academia, centros de pesquisa e capacitação, principalmente focando no pequeno produtor”, avalia Silene Berne, proprietária da vinícola Alto do Gavião e uma das pré associadas. “A vitivinicultura precisa de mão de obra especializada e o envolvimento de todos esses atores é fundamental”, complementa. “Dentre os grandes desafios que um vitivinicultor tem pela frente está a aquisição de insumos seja para o campo ou para vinícola”, argumenta Humberto Rubens, da vinícola Vinhas Cruzília (foto acima), um dos suplentes da nova diretoria a ser empossada em MG. “Um dos objetivos da UVA-MG é viabilizar compras coletivas diminuindo custos e facilitando a logística”,, completa.
As vinícolas e produtores de uvas e suco que aderirem à associação terão diversos benefícios, o maior deles, certamente, será a força do coletivo, que já dá a largada com 54 empresas unidas. “Nossa ideia é promover encontros para trocar experiências, divulgar nossos produtos, compartilhar fornecedores e realizar compras em conjunto”, antecipa Maia. Além disso está no escopo a criação de um plano de comunicação e divulgação coletivo, bem como a criação de um market place para venda online exclusiva de vinho mineiro.
Fotos: no topo vinícola Campo de Estrelas e Procópio Stella, fotos arquivo pessoal Daniel Maia. Vinha Cruzília arquivo pessoal Humberto Rubens.
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