Inteligência Artificial para produzir rótulos

Inteligência Artificial para produzir rótulos

O uso da Inteligência Artificial é um assunto recorrente, seja por seu potencial de ameaçar a mão de obra humana ou pelas polêmicas produções de obras que ressuscitam personalidades que já se foram. As opiniões sobre sua utilização divergem, mas há algo que não se pode negar: ela veio para ficar.

O universo do vinho não foge à regra e já utiliza ferramentas de IA em diversas partes da sua cadeia de produção, incluindo o design de rótulos. Na França, por exemplo, a Maison Wessman utiliza a Inteligência Artificial para criar rótulos individuais para seus vinhos. O rótulo Imprévu (imprevisível, em português – foto acima, divulgação harpers.co.uk) tem um desenho único para cada um dos vinhos, mas todos com as mesmas cores e padrão estético.

Na mesma linha de inovação, também na França, a Aubert & Mathieu lançou o rótulo The End (o fim, em português – foto acima, reprodução vitisphere) inteiramente criado pela IA ChatGPT. A Inteligência Artificial não só definiu a composição do vinho, mas também o design do rótulo, da garrafa e o nome. O resultado é uma estética moderna que reflete a proposta inovadora do vinho.

O Brasil não fica atrás nessa tendência. No Rio Grande do Sul, a Vino Gandolfi também utiliza a ferramenta para materializar ideias de design com precisão e personalidade. Tudo surge com uma ideia que vai sendo aperfeiçoada e refinada conforme os comandos de Daniel Gandolfi, que além de proprietário da vinícola, também é publicitário e diretor de negócios digitais em uma  multinacional de calçados.

Daniel é o responsável pela criação dos prompts – nome técnico dado para as instruções que são dadas para a máquina. “Penso nas cores, referências e estilos que eu espero ter naquela imagem, e eu vou trabalhando com a IA até ela chegar no resultado que busco”, conta ele.

Até o momento três rótulos já foram produzidos. O do Merlot Alicante (foto de topo) é uma cena dinâmica de um vinhedo com pessoas dançando, música tocando, animais presentes e um ambiente de felicidade, refletindo o momento de alegria que um bom vinho pode proporcionar.  Além disso, no centro da imagem, está uma araucária, árvore presente na propriedade de Gandolfi. “Sou apaixonado por araucárias desde criança e, além da árvore estar em nosso terreno, representa força, consistência e resiliência”, explica o produtor.

Para o Cabernet Franc, Gandolfi optou por um estilo mais aquarelado, com menos detalhes e cores mais translúcidas, refletindo a própria tonalidade do vinho. Além disso, o rótulo também inclui uma árvore, simbolizando a conexão com a natureza. O vinhateiro explica que a escolha estilística busca capturar a essência e a leveza do vinho, oferecendo uma interpretação visual que complementa o sabor e a experiência de degustação do Cabernet Franc.

Já o simbolismo trazido no rótulo do Chardonnay é inspirado pelo sol, um elemento que foi muito desejado durante um ano de chuvas intensas no Rio Grande do Sul. “É o que mais desejamos durante muito tempo em 2024, depois das chuvas todas, queremos muito sol”, relembra. A imagem também traz influências da arte nordestina, refletindo as raízes familiares de Gandolfi. O design é detalhado e colorido, trazendo uma sensação de calor e brilho, alinhada à vivacidade e frescor da Chardonnay.

Além dos rótulos, a tecnologia também é aplicada na criação de outros materiais visuais, como cards que acompanham os vinhos, papel seda para embalagem e imagens para o site. “Eu realmente faço tudo no meu projeto. Do vinho ao rótulo, passando pelo site, redes sociais e embalagens”, explica. A utilização de IA, segundo ele, permite uma expressão da personalidade que se deseja em cada produto sem depender de terceiros, uma maneira de manter sua autenticidade. “São duas coisas que eu amo, tecnologia e vinho, e poder empreender conectando essas coisas para mim só adiciona mais a minha personalidade”, conclui o produtor.

Com a rápida evolução da Inteligência Artificial, o mundo do vinho se encontra em uma nova era de inovação e personalização, transformando a maneira como o vinho é produzido, embalado e apreciado. É o presente onde tradição e modernidade se encontram, oferecendo novas oportunidades e perspectivas para os amantes e produtores da bebida.

Imagens: Imprévu e The End, reproduções internet; Vino Gandolfi, divulgação Vino Gandolfi

 

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