Rótulos gaúchos em degustação no Castelo

Rótulos gaúchos em degustação no Castelo

Degustar um vinho é uma prática prazerosa por si só, mas que pode ser ainda mais gratificante quando carregada de significado. É essa proposta que o Castelo Saint Andrews, hotel localizado em Gramado (RS), está botando em prática. A Wine Experience tem servido como vitrine para rótulos brasileiros há algum tempo, mas depois de toda tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul, o foco são produtores locais.

Celso Masson, head de experiências da operação, garante que a inciativa é uma oportunidade para amplificar o alcance dos rótulos. “Entendemos que o Castelo pode ser uma excelente vitrine para os produtores apresentarem aquilo que fazem de melhor”, argumenta.

A experiência oferece uma degustação de quatro rótulos que são comentados pelo produtor, enólogo ou sommelier responsável pelos vinhos, uma forma de aproximar o produtor do consumidor final e ainda ajudar na recuperação de uma parte importante da economia. “Muitas vinícolas gaúchas tiveram seus vinhedos dizimados pela força da água”, comenta Patrícia Cardoso, sommelière do Castelo Saint Andrews. “É fundamental promovermos o vinho feito aqui, para que o estado se reerga com mais rapidez”.

E a Serra Gaúcha, onde fica o hotel, é uma região privilegiada quando se fala em produção de vinho. “Temos produtores ótimos, como Seganfredo e Ravanello, por exemplo, que são vinícolas de Gramado e Canela”, conta, “mas também estamos trazendo rótulos de regiões pouco divulgadas, como a Malgarim, que fica em São Borja, na região das Missões, com vinhos de alta graduação alcoólica e um terroir pouco conhecido”, completa Patrícia.

A vinícola Vita Eterna, de Pinto Bandeira (RS), – recentemente premiada no Guia Descorchados como vinícola do ano 2024 – também participou da experiência. Eduardo Tocchetto (foto acima, na adega do Castelo) apresentou dois espumantes Nature, um vinho laranja feito 100% com uvas Chardonnay e, em primeira mão, um Cabernet Franc ainda em fase de finalização – os participantes provaram a garrafa sem rótulo, com apenas uma simulação do design planejado para o primeiro vinho tinto da vinícola.

“É uma ótima oportunidade para as vinícolas aqui do Sul divulgarem seus produtos, algo que às vezes acaba ficando longe de quem não é do meio”, disse o proprietário da vinícola. “Poder contar com o público extremamente qualificado que participa dessa experiência abre muitas portas para o crescimento das vinícolas e projetos menores. É um jeito de podermos falar sobre nossa filosofia, a maneira que enxergamos os vinhos, e a história por trás de toda a produção”, completa Tochetto.

A Arte Líquida, de Canela (RS), também entrou na programação. Especializada em vinhos artesanais de baixa intervenção, os rótulos apresentados pelo vinhateiro Cristiano Ribeiro (foto de topo) foram o Rurale Ancestral Riesling Renano, um espumante de fermentação única; o Reissen Riesling Renano, um varietal branco tranquilo; o Encruzilhada Pinot Noir e o Vila Flores Cabernet Franc, com uvas cultivadas pelos freis capuchinhos e passagem por barricas francesas por dez meses.

O próximo encontro, dia 2 de agosto, será com quatro rótulos da vinícola Almaúnica (foto acima), uma das mais tradicionais do Vale dos Vinhedos. Vale lembrar que a adega do Hotel Castelo Saint Andrews teve sua carta de vinhos reconhecida com o selo Award of Excellence seis vezes pela publicação norte-americana Wine Spectator, referência no mundo dos vinhos.

 

Fotos: divulgação Castelo Saint Andrews

 

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também