Numa simbiose entre mar, cidade e vinhedo, a Poseidon Microvinícola aproveita as águas e a terra firme para fazer passeios guiados pelo vinho, onde as uvas são as protagonistas e a mão do homem conduz o fruto que vem da videira. E agora esse passeio também é tratado como arte: a Poseidon é uma das cinco vinícolas urbanas de Porto Alegre (RS) que fazem parte do circuito Arte no Prato, da 14ª Bienal do Mercosul.
No sábado, 24 de maio, as portas da vinícola localizada na Zona Sul da capital gaúcha estarão abertas para visitação entre 14h e 18h, com direito a degustação de três rótulos e apresentação feita pelo produtor, ao preço de R$ 80. Além da Poseidon, fazem parte do circuito Arte no Prato, as vinícolas Ruiz Gastaldo, Adolfo Lona Vinhos e Espumantes, Cantina Mincarone e Montes Vinhos de Autor.
A Poseidon é uma vinícola urbana – está localizada em uma metrópole, ao lado do Guaíba, e tem esse nome em homenagem às águas que banham a capital gaúcha, e produz vinhos com uvas originárias de regiões vitivinícolas tradicionais – mas também faz vinhos com uvas cultivadas em Porto Alegre.
Existem, sim, vinhedos produtivos na capital do Rio Grande do Sul – e ficam a menos de 10 quilômetros de distância das águas do Guaíba. São destas terras, dos vinhedos da Villa Bari, que saem as uvas do primeiro Merlot totalmente porto-alegrense, o Safras de Porto Alegre Merlot, feito pela Poseidon. O rótulo mistura parcelas de quatro anos diferentes – o Safras, mais do que um blend, é uma celebração entre amigos e une dois tipos de vinificação para compor o rótulo.
“Esse vinho é feito em colaboração com a Villa Bari. As parcelas 2015, 2019 e 2020 eram de vinhos já prontos e que estavam amadurecendo em tanques – a parcela 2021 veio de uvas que eu mesmo colhi, no primeiro ano das safras da Poseidon”, explica Carlo de Leon, dentista e proprietário da vinícola. “Juntamos parcelas antigas, vinificadas na Villa Bari, com essa última parcela vinificada aqui na Poseidon, para criar esse vinho colaborativo”, resume
A Merlot, uva originária da França, é conhecida pelo amadurecimento precoce e a facilidade em ser cultivada. Tem como característica típica os taninos macios e a fruta madura, especialmente a ameixa. Neste, feito em terras porto-alegrenses e atualmente descansando em garrafas armazenadas em uma cave a poucos metros do rio, a vinificação e o tempo de guarda de uma das parcelas dão ao vinho notas terciárias, além de frutas vermelhas em compota. É um vinho de corpo leve e muita persistência.
“Na taça, as pessoas vão encontrar um vinho com pouca extração e maceração mais curta, mas já com evolução, pois uma parcela tem 10 anos de idade”, avalia o produtor. “É um vinho elegante”, garante De Leo. “Com boa acidez, longo, e que tem essa característica do Merlot da Vila Nova, que parece ter uma personalidade interessante, distinta do Merlot da Serra e da Campanha – uma personalidade que está representada nele”.
Essa peculiaridade de produzir o vinho do início ao fim em uma grande capital é privilégio que poucos têm. “Ter a oportunidade de fazer um vinho com uvas da própria cidade, com este vinhedo tradicional que existe desde 2000, e ainda é de um amigo, é uma característica interessante a agregar ao nosso portfólio”, reflete o vinhateiro. “Eu já conhecia os vinhos e as uvas da Villa Bari, que são excelentes. Então imaginei que pudesse dar um resultado muito bom essa continuidade com a minha contribuição e uma nova expressão”, conclui.
Uma vinícola à beira do Guaíba e um vinhedo urbano, a meia hora do centro agitado da capital gaúcha, juntam a força de Poseidon, deus dos mares na mitologia grega, à da natureza para engarrafar o terroir porto-alegrense.
Texto: Lilian Lima
Fotos: Topo e vinícola, Lilian Lima, as demais arquivo pessoal Carlo De Leo
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.