Trem do Pampa impulsiona turismo na Campanha Gaúcha

Trem do Pampa impulsiona turismo na Campanha Gaúcha

A Campanha Gaúcha é historicamente conhecida pelo seu tradicionalismo, pela forte agropecuária e, mais recentemente, pelo enoturismo. Como a segunda maior região produtora de vinhos finos do país e ostentando Indicação de Procedência, o destino brinda a chegada de um novo e importante investimento. É o Trem do Pampa, que sai da Estação de Santana do Livramento com parada na Estação de Palomas, num percurso de 20 quilômetros em um trem com atrações artístico-culturais e degustação de vinhos a bordo dos vagões, além de parada para visitação e degustação na vinícola Almadén (foto abaixo), uma das unidades da Miolo Wine Group. O passeio tem três horas de duração, sempre com saídas aos sábados.

O Trem do Pampa opera com um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Marcopolo Rail, garantindo conforto e segurança para até 100 passageiros por viagem, com eficiência e respeito ao meio ambiente. Os ingressos estão à venda por R$ 135, incluindo viagem de ida e volta, degustação a bordo e visita à vinícola Almadén. A compra pode ser feita na Estação de Santana do Livramento ou no site www.tremdopampars.com.br. Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Santana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação. A atração tem autorização da ANTT.

O passeio, aberto ao público a partir de 20 de julho de 2024, é realizado por uma locomotiva e dois vagões batizados com os nomes de Tannat e Cabernet, castas emblemáticas da região. A proposta promete aguçar os sentidos dos turistas com apresentações artísticas dentro dos vagões, além de parada na vinícola para visitação e degustação de vinhos e espumantes Almadén, elaborados com uvas viníferas cultivadas nos vinhedos mais antigos do Brasil. Dos 1.200 hectares da propriedade, 450 têm vinhedos próprios em espaldeira, todos mapeados: são 138 parcelas, das quais 111 estão em produção. Destas, a empresa preserva a história de 150 hectares com vinhas de quase 45 anos. As 25 castas atualmente cultivadas resultam em 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé). Também é de lá o Miolo Single Vineyard Cabernet Franc com IP Campanha Gaúcha e o Miolo Vinhas Velhas Tannat, ícone da unidade – um dos Sete Lendários da Miolo.

SERVIÇO

O quê: Trem do Pampa

Onde: Santana do Livramento

Quando: aos sábados

Preço: R$ 135 por pessoa (Crianças até 5 anos, no colo, não pagam. Moradores de Santana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação)

Pontos de venda: estação de Santana do Livramento (Rua Tenente Aníbal Benévolo, 198 – Centro), Central de Vendas (54) 3965.0088 ou no site www.tremdopampars.com.br

O que está incluso: passeio no Trem do Pampa, apresentações artístico-culturais, degustação de vinho a bordo do trem, visita e degustação na Vinícola Almadén, transfer rodoviário entre a Estação Santana do Livramento e a de Palomas e visita ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da Miolo Wine Group.

Foto: Flow Films

Com informações da assessoria de imprensa da Miolo.

 

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também