Vinho, arte, diversão, negócios, terapia: um baita blend

Vinho, arte, diversão, negócios, terapia: um baita blend

Um engenheiro de produção, pesquisador na Teoria dos Jogos e uma administradora de empresas. Pense nessa dupla e nas diversas possibilidades de negócios possíveis entre profissionais destas áreas. Marcos dos Santos foi consultor de Educação Corporativa em uma multinacional do setor automotivo; Nátaly Sicuro, trabalhou anos no setor bancário.

Até que um dia a dupla – na verdade o casal – resolveu empreender e criou a Vinho Tinta, uma empresa focada em beber e pintar: seria o emprego dos sonhos?

Brincadeiras à parte, nem sempre é fácil marido e mulher trabalharem juntos, mas para Marcos este é um dos segredos do negócio. “Empreendermos lado a lado é parte essencial do sucesso da Vinho Tinta”, garante Marcos. “Quando eu criei o projeto, a Nátaly foi a única pessoa a apoiar a ideia, na época ela trabalhava na área comercial de um banco e alguns meses depois passou a dedicar-se integralmente”, completa.

Tá, mas como assim: é um negócio que rentabiliza fazendo as pessoas beberem e pintarem? É isso mesmo. Em 2019 a Vinho Tinta nasceu com o propósito de conectar pessoas a partir da arte, da criatividade e do vinho. A ideia era proporcionar uma experiência até então inédita no Brasil, parecido com algo que Marcos conheceu em uma viagem alguns anos antes aos Estados Unidos, uma dinâmica que unia beber a pintar.

A ideia voltou à mente de Marcos ao perceber como sua mãe, que enfrentava um quadro grave de depressão, parecia se transformar ao ajudar a irmã dele na pintura de uma maquete. “Eu pude ver minha mãe conectada à arte e à minha irmã enquanto pintava”, recorda. “Naquele momento entendi o poder da arte e quis levar a experiência para outras pessoas”. Talvez ele ainda não tivesse se dado conta, mas foi ali que nasceu a Vinho Tinta.

E por mais paradoxal que possa parecer, a empresa que foi criada para ajudar a desacelerar em um mundo totalmente conectado, cresceu em ritmo vertiginoso. A partir de um encontro exclusivamente presencial com amigos e família em Curitiba (PR), pouco mais de cinco anos depois a Vinho Tinta já atendeu mais de 320 marcas em 26 países, impactando cerca de 22 mil pessoas.

“Queremos ajudar cada vez mais na solução dos problemas internos e externos das empresas”, diz Marcos. “Nossas experiências atualmente estão relacionadas à comunicação, liderança e pensamentos estratégicos de colaboradores, mas em breve vamos anunciar novas experiências, sempre atreladas aos desafios das empresas e líderes”, diz o empresário.

Nátaly e Marcos (foto acima) investiram R$ 150 mil reais em um espaço físico, com o objetivo de oferecer experiências presenciais de pintura e vinho na capital paranaense. Com três meses de empresa, e em plena pandemia, os executivos repensaram o modelo de negócio e migraram para experiências online. Assim nasceu o primeiro produto da Vinho Tinta, o kit Pintura & Vinho, em que o participante recebia o material em casa e acompanhava online a experiência de pintar um quadro guiado por um artista – sempre com uma taça por perto.

Cerca de um ano depois, mais uma mudança: “juntos entendemos que tínhamos um negócio disruptivo em mãos, que poderia atender tanto consumidores quanto empresas”, diz Marcos. Nesse momento o foco passou a ser o corporativo, buscando experiência de grupos e desenvolvimento de lideranças. “Todas as experiências podem ser moldadas para trabalhar as necessidades de uma equipe em específico”, complementa Nátaly.

Como funciona

São encontros que unem arte, vinho e criatividade, em experiências sensoriais para pessoas físicas e empresas, que vão desde momentos guiados por artistas na pintura de uma tela enquanto degustam, passam pela criação de mosaicos de telas e chegam, vejam só, à criação de vinhos – do blend ao rótulo. “Precisei aprender na marra sobre vinhos”, brinca Marcos, “então tenho um bom conhecimento mesmo não tendo diploma de sommelier ou de enólogo”. Entre os profissionais da Vinho Tinta há pelo menos um sommelier e um enólogo, que orientam nos momentos necessários.

Atualmente são três diferentes possibilidades: Vinho & Tinta, na qual os participantes são guiados na pintura de uma tela enquanto degustam uma taça de vinho; Mosaico, onde cada time é responsável por criar uma tela e ao fim formam um mosaico delas e a Academia do Vinho, atividade em que os participantes são organizados em equipes e desafiados a criar seu próprio vinho, desde o corte até a elaboração do rótulo.

E se os rótulos já estão sendo elaborados pelos clientes, será que em algum momento serão elaborados pela empresa, rotulados e vendidos? “Com certeza absoluta!”, antecipa Marcos. “E digo mais, por sermos especialistas em experiências, este vinho será uma verdadeira experiência artística!”.

 

Fotos: divulgação Vinho Tinta

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