Vinícola Brasília une 10 vinhedos e apresenta vinhos direto do Planalto Central

Vinícola Brasília une 10 vinhedos e apresenta vinhos direto do Planalto Central

A vinícola Brasília, união de 10 vinhedos da cidade – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata – tem como característica a colheita de inverno a partir de práticas sustentáveis, e deve impulsionar a economia da região com geração de empregos e movimentando o turismo.

Na largada do projeto serão apresentados cinco rótulos – além do Monumental Syrah (foto acima, crédito: Vini Carvalho), lançado em 2023 e reconhecido como um dos 16 vinhos mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos da safra do mesmo ano em Bento Gonçalves (RS). O vinho foi o único que utiliza a técnica de dupla poda a ser premiado, entre 500 rótulos avaliados no Brasil.  Imediatamente entram no mercado o Rosé Pilottis; o Sauvignon Blanc Cobogó, o Malbec Syrah Croqui, o Malbec Alvorada e o Syrah Alvorada.

“A Vinícola Brasília vai oferecer experiências enoturísticas memoráveis para seus visitantes”. enfatiza Artur Farias, gerente comercial e de enoturismo. “Vamos oferecer tours pelos vinhedos, degustações guiadas, cursos de vinhos e eventos especiais para celebrar não apenas o vinho, mas também a rica herança cultural dos pioneiros que ajudaram a moldar a história da região”, complementa.

A história por trás da vinícola começa ainda nos anos 1970, após a criação de Brasília, período em que muitos imigrantes do Sul do país se dirigiram à capital para aproveitar as terras férteis e produtivas. Os vinhos se tornaram uma paixão e cresceu a vontade de tornar a região referência nacional na produção de uvas de alta qualidade para produção de vinhos finos.

Atualmente o negócio é administrado por dez famílias que se uniram com esse propósito na região do PAD-DF, tendo a Syrah como a principal casta tinta. Os primeiros vinhedos foram implantados em 2018, e o plantio privilegiou ainda o cultivo de outras castas, como: Tempranillo, Cabernet Franc, Marselan, Sangiovese, Grenache, Malbec, e as brancas Sauvignon Blanc e Viognier.

Consultores franceses e enólogos do Sul do país contribuíram para o processo de criação, e o projeto arquitetônico valoriza o produto, criando um ambiente que harmoniza o moderno com o tradicional. O projeto é considerado pelos participantes como “um verdadeiro laboratório de criatividade e colaboração”.

A estrutura física para vinificação é unificada entre todos os sócios, com equipamentos e maquinários de uso comum para a produção de vinhos assinados pela Vinícola Brasília, produzidos a partir do blend das uvas dos vinhedos do grupo, e também para a produção de rótulos com identidade e estilo próprio de cada vinhedo.

Sustentabilidade é outro elemento importante que a Vinícola Brasília se dedica. O negócio prioriza práticas sustentáveis como a conservação da água com sistemas de irrigação eficientes, reutilização e outras técnicas que reduzem o desperdício assegurando também a qualidade das uvas. Além disso, os vinhedos estão inseridos em uma área onde há preservação e cuidado com vegetação nativa e seus ecossistemas.

Foto de topo: sócios da vinícola Brasília, foto Alberto Ruy.

Com informações da assessoria de imprensa da Vinícola Brasília.

Para sugestões de matérias escreva para pauta@brasildevinhos.com.br

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também