A Terras Frias é uma vinícola friburguense familiar, que foi construída em 2019 com objetivo de produzir vinhos finos de alta qualidade. O idealizador do projeto é o mestre queijeiro André Guedes – que a partir dos queijos passou a se interessar pelo mundo do vinho e é professor da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) há mais de 20 anos.
Toda a família está envolvida no projeto Terras Frias. Nayara, filha mais velha, é engenheira de produção com especialização em segurança dos alimentos e é a responsável técnica pela vinícola. Mylena, filha mais nova, é jornalista e pós graduanda em Marketing – a responsável pela comunicação. Arthur, marido da Nayara, é agrônomo e responsável pela manutenção do vinhedo.
As uvas são produzidas a 1100 metros de altitude, em uma área que começou a ter a implantação dos vinhedos preparada ainda em 2017. Dois anos depois, foi cultivada a primeira casta, a Cabernet Franc. Atualmente são três variedades no vinhedo: Cabernet Franc, Pinot Noir e Chardonnay, mas a área está em expansão para o plantio de novas castas. A vinícola faz uso da técnica da dupla poda, com objetivo de inverter o ciclo natural das videiras – é a colheita de inverno.
Na safra 2022, foram comercializados 4 rótulos, todos numerados à mão e finalizados com cera.
A visitação Terras Frias começou em fevereiro de 2022, sempre com horários agendados e vagas limitadas, as datas estão disponíveis no instagram da vinícola. Além do tour guiado no vinhedo e nas instalações da Terras Frias, o visitante também participa da harmonização com os quatro rótulos da safra 2022, acompanhados de quatro tipos de queijos, guiada pelo mestre queijeiro e idealizador, André Guedes.
29 nov 2024
Serra Gaúcha em 5 passos
Espaço Casa Cader, dentro do Rio Season Spa