Na região conhecida como Serra do Encontros são mais de 100 projetos em um raio de aproximadamente 100 quilômetros. Nessa área há 285 hectares dedicados ao cultivo de uvas, originárias de 1,14 milhão de mudas comercializadas que resultam em 1,5 milhão de garrafas produzidas. Os dados grandiosos são do TurisAgro, um projeto criado para promover a região de Pinhal e a Serra dos Encontros a partir da integração entre turismo, vinho, café, gastronomia e economia local.
E uma das iniciativas planejadas para atingir esse objetivo foi a criação do Festival de Vinhos de Inverno, que terá sua terceira edição nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Clube de Campo Caco Velho, em Espírito Santo do Pinhal (SP). No ano passado o evento teve 8 mil visitantes em quatro dias, com aproximadamente R$ 30 milhões em negócios gerados.
Nesta edição além da degustação e compra de vinhos diretamente com quem faz, o visitante poderá ainda provar cafés especiais e ter contato com produtores artesanais, além de aulas, experiências gastronômicas e atrações musicais.
A força da Serra dos Encontros
A região que faz limite entre São Paulo e Minas Gerais sempre foi conhecida pelo cultivo de café, mas aos poucos a uva vem ganhando espaço e relevância. Formada por duas cidades do estado de São Paulo – Espírito Santo do Pinhal e Santo Antônio do Jardim – e duas do estado de Minas Gerais, Jacutinga e Albertina, a região tem Espírito Santo do Pinhal como protagonista, mas o festival representa o movimento dos vinhos de Inverno de todo o Brasil.

Nos últimos anos, o local consolidou-se como uma das principais referências na produção de vinhos a partir da técnica da Dupla Poda no país, reunindo vinícolas de cidades como Albertina, Amparo, Andradas, Águas da Prata, Boa Esperança, Jacutinga, Espírito Santo do Pinhal, premiadas no Brasil e no exterior. No total serão 40 empresas responsáveis, por exemplo, por 65 medalhas conquistadas no Decanter World Wine Awards 2026.
Com informações da assessoria de imprensa
Fotos: reprodução site e divulgação Turisagro
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Os artigos assinados não refletem a opinião dos sócios do Brasil de Vinhos. Se você quiser sugerir um artigo ou uma reportagem, escreva para [email protected]
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assine nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreva para [email protected] e fale conosco.


