Até o meio do ano de 2025 Brasília deverá ganhar o Laboratório de Análise de Vinho, planejado para ser um dos mais modernos laboratórios de certificação do vinho brasileiro. O projeto vem a partir de uma cooperação técnica e financeira entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno e nasce com o propósito de estruturar um laboratório enológico para atender às necessidades do setor vitivinícola nacional, com um foco especial nas vinícolas associadas à Anprovin. Toda a operação técnica e financeira que envolve a ABDI e a Anprovin prevê que a Embrapa Uva e Vinhos e a Embrapa Cerrados também se beneficiem da iniciativa, com foco na pesquisa.
O laboratório – que será construído no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, em Brasília (DF) – é resultado de um investimento de R$ 3,5 milhões. O repasse envolve a estruturação física e demais instalações do laboratório, incluindo a aquisição de equipamentos, material permanente e softwares de gestão necessários para a operacionalização do espaço. O centro de pesquisas terá equipamentos como Winescan, Cromatrófago e Oescan, entre outros, que vão possibilitar uma análise minuciosa do vinho, com radiografia físico-química das amostras. Essa avaliação certificada é um dos principais requisitos de qualidade, autenticidade e acurácia do produto, oferecendo aos produtores informações preciosas para o desenvolvimento do melhor vinho possível.
“Este laboratório será um marco para a vitivinicultura brasileira”, comemora Ronaldo Triacca (foto acima, à esquerda, com Ricardo Cappelli, presidente da ABDI e Cláudio Góes, presidente da Anprovin). “Não só por estar sendo implantado na capital do Brasil, região do novo terroir para vinhos de qualidade no país, mas também porque será um dos três mais bem equipados laboratórios brasileiros”, explica o diretor de Relações Institucionais da Anprovin.
A assinatura do convênio que oficializa o projeto acontece na próxima segunda-feira (16), na sede da ABDI, Brasília (DF). A expectativa é que o laboratório seja inaugurado em junho de 2025, durante a segunda edição da Expovitis Brasil.
Foto e informações: Anprovin
Para sugestões de pauta e envio de artigos escreve para pauta@brasildevinhos.com.br
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.