Não teria título melhor pra esse texto, escrito entre o final de 2024 e o início de 2025. Há cerca de dois meses estávamos – precisamos confessar – desesperançosos. Tanto estávamos que fizemos uma espécie de comunicado nas redes sociais alertando para a real possibilidade de terminarmos com o Brasil de Vinhos. Foi algo difícil de escrever, mas necessário.
O que veio em seguida foi lindo.
Recebemos dezenas de mensagens, públicas ou privadas, lamentando a possibilidade e nos incentivando a seguir em frente. Textos, áudios, telefonemas, conversas pessoais nos diversos eventos que frequentamos.
Nos sentimos muito queridos, e passamos a compreender ainda mais a importância do trabalho que desenvolvemos.
Mas ainda havia, claro, o desafio financeiro. Nascemos como um grupo de amigos que escolheu o vinho brasileiro para passar tempo na pandemia, listando vinícolas online, organizando um perfil de Instagram para unir produtores e consumidores. Nosso objetivo sempre foi apresentar o vinho brasileiro para o consumidor brasileiro, fazer com que o morador da Bahia conhecesse o vinho de Goiás, que a pessoa que vive em Santa Catarina consumisse rótulos do Rio de Janeiro, que os gaúchos comprassem vinho de Minas Gerais, que os paulistas bebessem a produção de Brasília.
Pensamos ter cumprido um pouco dessas nossas ‘missões’.
Então há pouco mais de um ano nos demos conta que não poderíamos ser apenas esse ‘listão’ de vinícolas e lojas, revisamos a rota e passamos a atuar de duas maneiras: seguimos cadastrando e divulgando as empresas de forma totalmente gratuita do ponto de vista institucional, mas agora viemos com força na comunicação, no jornalismo, sendo verdadeiramente uma fotografia do vinho brasileiro, mostrando o que se faz pelo Brasil – e fora dele também.
Hoje o Brasil de Vinhos é o único veículo de comunicação focado quase que exclusivamente em vinho brasileiro. Falamos sobre mercado, eventos, personalidades, pesquisa, literatura, produzimos coberturas especiais, publicamos matérias exclusivas, entrevistas inspiradoras, mas queremos crescer, temos muitos planos.
E por isso fizemos aquele alerta: nosso trabalho até então havia sido praticamente totalmente voluntário, fora uma ação comercial aqui ou ali, tudo era feito em nosso tempo livre, praticamente sem remuneração. Com foco em crescimento, precisávamos de parceiros para essa ampliação – e conseguimos.
Esse texto de hoje, dia 1 de janeiro de 2025, não é uma reportagem, é um agradecimento. Um agradecimento a cada um dos cerca de 16 mil seguidores que estão conosco diariamente no Instagram, no LinkedIn, no YouTube, as 79 pessoas que assinam nosso conteúdo exclusivo no insta, publicado todas as quintas-feiras, aos 14 amigos que depositaram valores em nossa conta, via PIX, e agora aos nossos primeiros 10 apoiadores que estarão conosco em 2025, durante todo o ano ou parte dele, nos possibilitando ampliar nosso trabalho, abrangência e relevância – vinícola Campestre, Cooperativa Vinícola Garibaldi, vinícola Guatambu, M.A.Silva, vinícola Miolo, Nova Aliança vinícola e cooperativa, viveiro Sinigaglia, Solar Grid, Spa do Vinho condomínio vitivinícola e Vinhos e Vinhos.
Todos vocês são incríveis, sem vocês não iríamos adiante.
Feliz 2025, pessoal, e muito, muito, muito obrigado.
Caroline Dani, Lucia Porto, Luiz Gustavo Lovato e Róger Thieme Perotto: nós somos o Brasil de Vinhos.
Pra associar tua marca a nossa e te tornar um dos apoiadores do Brasil de Vinhos, escreve pra gente, comercial@brasildevinhos.com.br.
Pra conhecer nosso mídia kit e anunciar no único veículo de comunicação focado quase que exclusivamente em vinho brasileiro, escreve pra gente, comercial@brasildevinhos.com.br.
Pra convidar a equipe do Brasil de Vinhos pra conhecer teu negócio ou quem sabe te ajudar a planejar algum evento, escreve pra gente, contato@brasildevinhos.com.br.
Pra mandar alguma sugestão de pauta, escreve pra gente, pauta@brasildevinhos.com.br.
Pra contribuir com uma doação, faz um pix pra gente, 50066438000140.
Pra ter acesso à informações diferenciadas todas às quintas-feiras, ASSINA nosso conteúdo exclusivo na capa do feed do insta.
Pra bater um papo e quem sabe, dividir uma taça de vinho conosco, escreve pra gente, contato@brasildevinhos.com.br.