(foto: arte de Marcinha Dark sobre pét-nat da Cantina Mincarone)
Celopax perdeu material, mobília e eletrodomésticos; Henrique ‘Ogro’ Perrone teve a oficina muito atingida, e estes são apenas dois entre os muitos artistas de Porto Alegre que sofreram diretamente – e sofrem ainda – os prejuízos da enchente. Caio Mincarone é vinhateiro na capital gaúcha, e junto com a mãe e sócia, Ana Maria, participou de diversas ações de ajuda, resgate e doações. A Cantina Mincarone, conhecida pelos seus vinhos naturais, todos eles rotulados a partir de obras de arte exclusivas, resolveu juntar as duas coisas e pensou em mais uma ação de ajuda: doou garrafas de pét-nat para serem customizadas e comercializadas de forma beneficente na feira Naturebas que será realizada no final do mês de junho, em São Paulo.
A ação faz parte do movimento #SocialSul, uma corrente independente, solidária e voluntária criada para fortalecer a classe artística do Grafitti que foi fortemente atingida pela maior catástrofe socioambiental do estado gaúcho (foto acima ateliê de Leandro Alves e Ana Scarceli). A iniciativa conta com voluntários de todo Brasil que destinam 100% do valor das vendas de suas obras para as famílias mais necessitadas.
“Doar as garrafas foi uma das formas que encontramos de ajudar essas pessoas que perderam suas casas, seus ateliês, seus trabalhos e acervos”, diz Caio. Em comum, os espumantes doados pela cantina Mincarone têm o método, chamado de ‘pét-nat’, que em francês significa borbulhante natural. É o espumante feito no método ancestral, anterior ao clássico, e consiste apenas em uma fermentação que termina na garrafa. Ao contrário dos métodos mais conhecidos, no pét-nat não há adição de leveduras ou açúcar. “A Naturebas ofereceu um espaço exclusivo para o movimento #SocialSul realizara venda, e clientes e amigos também contribuíram para que conseguíssemos doar kits com canetas para esses onze artistas”, resume o vinhateiro. Na foto acima, Ana Scarceli com um uma de suas criações.
Cada artista desenhou em duas garrafas de espumantes de estilos e uvas variadas, entre brancos, tintos e rosés, são eles: Ana Scarcelli, Appalachia, Felipe Reis, Filipe Harp, Jaque Vieira, Leandro Alves, Celopax, Marcelo Machado, Marcinha Dark, Henrique ‘Ogro’ Perrone e Vitinho Vieira.
“Eu estava me dedicando de maneira integral para fazer melhorias em meu atelier, que ficou 25 dias embaixo da água. Foi-se tudo, acredito que 90% do que eu tinha de acervo, material, mobília e eletrodomésticos”, lamenta Celopax (foto acima). “Deve demorar uns meses para tudo se estruturar. Como temos muito trabalho pela frente, toda essa movimentação é bem-vinda e toda ajuda é importante”, agradece.
“É um grande desafio achar inspiração para desenhar nas garrafas em meio ao caos em que estamos vivendo, com muita sujeira em nossas casas. Minha oficina foi atingida, a gente perde a conexão, a limpeza vai durar meses”, lastima Henrique ‘Ogro’ Perrone (foto acima). “A motivação é encarar tudo como um recomeço, uma nova chance. A minha inspiração vem daí, dessa trupe toda junta, dessa união”, ressalta.
A Feira Naturebas acontece nos dias 29 e 30 de junho de 2024, das 13h às 18h, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, Portão 3, em São Paulo. Os ingressos para sábado já estão esgotados, mas ainda há para domingo no site do evento.
Para ajudar – chave pix e instagram de todos os artistas que fazem parte dessa iniciativa
💚Marcos Eduardo Campos
🔑01054312060
@appalachia_arte
💚Felipe Reis
🔑 Cel 51982071055
@reis_79af
💚Jaqueline Vieira
🔑CPF 88751066068
@jaquevieirartes
💚Márcia Alves
🔑Cel 51984005142
@marcinhadark
💚João Vitor Vieira da Silveira
🔑CPF 00245840028
@vitinhoartegraffiti
💚Ana Scarceli
🔑CPF 82970190044
@anascarceli
💚Marcelo Machado
🔑cpf 04309976042
@marcelomachadotattoo
💚Leandro Alves
🔑CNPJ 46980572000185
@leandroalves.art
💚Filipe Harp
🔑 filipeharp@gmail.com
@filipeharp
💚Marcelo Pax
🔑 oicelopax@gmail.com
@celopax
💚Ogro Perrone
@ogrosurfboards
❤️🔥Doações e ajudas gerais
🔑achesteio@gmail.com
@museuhiphoprs @achesteio
Imagens: Cantina Mincarone | divulgação
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.