Setor vitivinícola perde Werlang

Setor vitivinícola perde Werlang

José Fernando Werlang, ex-chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura (MAPA), faleceu no sábado em 10 agosto.

Werlang era engenheiro agrônomo, formado em 1980 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 1993 era servidor do MAPA, onde atuou de forma essencial na fiscalização e regulamentação de empreendimentos fabricantes de bebidas, sobretudo vinhos e derivados da uva.

Dentre as inúmeras contribuições que deixou para setor do vinho gaúcho e brasileiro está o desenvolvimento da “Cartilha do Vinho Colonial”, um guia para formalização de pequenos produtores de vinho lançado em conjunto com a Lei nº 12.959 de 2014, conhecida como a Lei do Vinho Colonial.

Em agosto desse ano José Fernando Werlang recebeu o Diploma de Mérito da Defesa Agropecuária, concedido pelo MAPA a servidores que deixaram contribuições relevantes para a defesa agropecuária.

José Fernando Werlang vinha há algum lutando contra uma doença chamada esclerose lateral amiotrófica, conhecida como ELA. Ele deixa esposa e filha.

Imagem: reprodução thaisdavila.com.br.

 

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

As reportagens publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original do texto.

Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também