Vinho brasileiro e Gastronomia local totalmente integrados

Vinho brasileiro e Gastronomia local totalmente integrados

Uma combinação que nasce a partir do talento de Rodrigo Bellora – há 15 anos a frente do Valle Rustico, um dos mais premiados restaurantes da região Sul do Brasil – em parceria com a sommelière Larissa Verdi, uma apaixonada incentivadora dos vinhos brasileiros, que há cinco anos compõe a equipe de projetos de Bellora, trazendo a curadoria de vinhos da região para jantares harmonizados únicos.

A cada mês a dupla pensa um menu diferente, concebido para ser saboreado com vinhos selecionados especialmente para a ocasião –  somente vinhos brasileiros em dupla perfeita com a Gastronomia da região. “É um trabalho lindo feito a muitas mãos, desde o momento de pensar do menu a ser servido, com preparos feitos junto aos clientes, e as harmonizações que vão sendo apresentadas ao longo do jantar”, destaca o chef Bellora.

Para deixar a noite mais instigante, os vinhos são sempre servidos às cegas, provocando os sentidos de cada um, fazendo com que cada pessoa se concentre no que está degustando e perceba mais as nuances da bebida e das harmonizações com cada prato.

“Este projeto da Confraria Valle Rustico é um desejo nosso de trabalhar a hospitalidade em toda a sua essência, e escolher os vinhos é uma grande missão”, explica Larissa. A sommelière conta que na primeira edição foram selecionados rótulos com história e também que mostrassem aos clientes as possibilidades de cada um dos vinhos escolhidos, seja em métodos de elaboração ou formas de apresentar cada um deles. “A noite começou com o espumante Chandon Névoa das Encantadas, servido com e sem as leveduras – experiências completamente diferentes – e às cegas”, relata.

E como o vinho, sabemos, traz sempre a história a seu lado, Bellora aproveitou para contar mais sobre o Névoa, pois participou do evento de lançamento do espumante. A experiência seguiu com um Chardonnay da bodega Iribarrem, antes da sequência de dois tintos, o Merlot Maximo Boschi, safra 2009, e o Malu Arte Viva, um blend de Syrah, Merlot e Vermentino. Pra terminar a noite,  o licoroso Peverella Era dos Ventos, com a assinatura de Luis Henrique Zanini, uma forma perfeita de encerrar uma agradável experiência.

A próxima edição da Confraria Valle Rustico será dia 29 de outubro, para um grupo exclusivo de 20 pessoas. Mais informações direto no instagram do Valle Rustico.

 

Para sugestões de matéria escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também