Oportunidade para os produtores brasileiros que querem apresentar seus produtos na Europa: estão abertas as inscrições para o Wine Hunter Award 2024 – Guia de Vinhos de Excelência na Itália.
O prêmio faz parte do Merano Wine Festival, evento criado por Helmut Köcher, conhecido como ‘The Wine Hunter’. Karine de Souza, sommelière brasileira que vive na Itália, trabalha com importação e exportação de vinhos e é embaixadora do Guia e do Festival para a América do Sul, garante que a distinção “é mais do que uma premiação, é uma vitrine para o mundo”. “O festival é um momento onde os melhores vinhos são celebrados e descobertos por apreciadores e profissionais do setor, garantindo muita visibilidade às marcas”, explica.
As inscrições e envio de amostras podem ser feitas até dia 31 de maio, a divulgação dos premiados acontece em 16 de agosto e o festival se realiza entre os dias 8 e 12 de novembro.
Merano Wine Festival
Mais do que um evento, é uma celebração da cultura do vinho, desde a sua fundação em 1992. O festival cresceu em estatura, tornando-se um dos encontros do gênero mais importantes e prestigiados da Europa, reunindo produtores, especialistas e aficionados do vinho. Além de premiar os destaques, o festival também serve como um espaço para o intercâmbio de conhecimentos, tendências e inovações do setor.
Avaliação
O processo de seleção e premiação envolve degustações às cegas realizadas por um painel de especialistas, incluindo sommeliers, enólogos e jornalistas do setor. Os rótulos são avaliados com base em critérios que incluem autenticidade, qualidade e a emoção que transmitem. Apenas os vinhos que atingem uma pontuação mínima estabelecida são premiados e então destacados no Merano Wine Festival.
“Produtores que recebem o prêmio muitas vezes percebem um aumento no reconhecimento de marca e na demanda por seus vinhos”, conta Karine.
Para sugestões de matérias escreva para pauta@brasildevinhos.com.br