Enólogo André Tonet é o novo presidente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes

Enólogo André Tonet é o novo presidente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes

Os próximos dois anos serão diferentes para André Tonet, enólogo formado em 2005 no Instituto Federal de Bento Gonçalves. Até o final de 2026 Tonet estará a frente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, ocupando a presidência no lugar de Felipe Bebber, que deixa o cargo e passa a ser o responsável pelo setor de eventos da entidade. Na primeira vez que ocupa uma posição de liderança, o enólogo tem como uma de suas principais metas tornar a região dos Altos Montes ainda mais conhecida pelos brasileiros, e solidificar este como como um dos principais destinos enoturísticos do país.

“Um dos grandes desafios é fazer com que mais produtores locais adotem a ideia de região Altos Montes, e assim viabilizem plantios de novas áreas de vinhedos pensando na Indicação de Procedência e já visando uma futura Denominação de Origem”, esclarece o presidente. Levando isso em conta Tonet já larga com o pé direito: a primeira reunião que liderou anunciou a entrada de mais uma vinícola à associação, a vinícola Cooperativa Nova Aliança.

Na rotina diária na qual Tonet divide seu tempo entre o trabalho em seu projeto pessoal, a vinícola Cave de Angelina, localizada em Nova Pádua (RS), e a consultoria que presta para a vinícola Suzin, que fica em São Joaquim (SC), entra agora uma missão que busca também qualificar mais ainda os enólogos da região dos Altos Montes: “já realizamos e pretendemos manter visitas técnicas a regiões produtoras de uvas e vinhos, além de fortalecer as parcerias com as instituições de pesquisa e ensino”, argumenta. Tonet garante que o profissional da Enologia é muito respeitado no Brasil: “a busca pelo conhecimento é constante e os resultados podemos perceber pela qualidade das uvas e dos vinhos produzidos”, assegura.

O presidente lembra que a Associação está em constante evolução, realizando diversas programações e ações que envolvem os associados de diferentes formas. Um dos itens que está na pauta de Tonet é a questão da Denominação de Origem da região: “temos uma frente de trabalho em parceria com outras entidades, como a Embrapa, realizando os estudos necessários para isso”, diz, “mas é difícil hoje estabelecer uma data exata para conquistarmos a D.O..”, conclui.

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 20 vinícolas, das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua: Cave de Angelina, Caetano Vicentino, Boscato, Marzarotto, Fabian, Debon, Gelain, Família Bebber, Viapiana, Terrasul, Mioranza, Panizzon, Fante, Casa Eva, Famiglia Veadrigo, Luiz Argenta, Monte Reale, Ulian, Casa Venturini e agora a Cooperativa Nova Aliança.

Conheça a diretoria executiva que lidera a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes até o final de 2026

Presidente – André Tonet
Vice-presidente – Fabiane Veadrigo
1ª Tesoureira – Débora Viapiana
2ª Tesoureira – Caroline Salvador
Secretário – César Curra

Coordenador Setor Eventos – Felipe Bebber
Coordenadora Setor Marketing – Caroline Salvador
Coordenador Setor IP/IG – Giovani Fabian
Coordenadora de Associados Colaborativos – Janete Paloschi

Fotos: arquivo pessoal André Tonet e divulgação Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para comercial@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também