Brasil de Vinhos RECEBE Horácio Moraes Barros

Brasil de Vinhos RECEBE Horácio Moraes Barros

Há quem diga que a capacidade de sonhar é o que nos torna humanos. Pensar sobre o futuro, planejar e realizar – tarefas que demandam tempo e paciência. Para alguns o caminho é mais curto, certamente. Para Horácio Moraes Barros, nem tanto assim. Quem testemunha o professor da Associação Brasileira de Sommeliers de Minas Gerais (ABS-MG) e da Escola Itinerante de Vinhos compartilhar seu conhecimento, pode assumir que o amor que ele tem pela bebida vem de uma vida toda, mas não.

Os detalhes da história que vais ler abaixo, e os projetos aos quais Horácio Moraes Barros se dedica atualmente estão hospedados no episódio #036 de Temporada 3 do Brasil de Vinhos RECEBE, no canal do youtube do Brasil de Vinhos. Em cerca de uma hora o engenheiro mineiro declara seu amor pelo vinho, pelas viagens e pela família – não necessariamente nesta ordem

Horácio passou a fazer parte do mundo do vinho apenas depois da aposentadoria. Engenheiro por formação, o mineiro encontrou de maneira despretensiosa, em um curso introdutório sobre a bebida, um motivo para continuar se movimentando. A intensidade foi tanta que, sem se dar conta, ele se tornou um personagem marcante do universo vitivinícola não apenas no Brasil, mas no mundo. Horácio e os filhos Natália e Pedro Henrique viajaram por quatro continentes explorando regiões produtoras, vinícolas e rótulos em 24 diferentes países – e depois contando isso no site criado especialmente para o projeto.

O professor brinca e se define como ‘megalomaníaco’, um adjetivo que remete à grandeza. Mas, de certa forma, ele não deixa de ter razão. Com a ajuda dos filhos, o professor fez uma parceria com uma indústria de veículos e conseguiu seu meio de transporte: um motorhome. Menos de quatro meses depois, já estava na estrada rumo a uma viagem de sonho.

O início de sua jornada foi, claro, o Brasil. Saiu de Belo Horizonte, onde mora e teve uma parada estratégica – e emocional, segundo ele, em Varginha, onde nasceu. “A terra do ET”, brinca. Passou pela região Sul, e seguiu descendo a América do Sul, onde enfrentou caminhos diferentes daqueles a que estava acostumado. “Tive que andar determinadas estradas a 30 km por hora, trepidava e balançava muito”, relembra Horácio. “O motorhome não é para estradas ruins”, completa o professor.

Depois, seguiu para os Estados Unidos, nesse trajeto o motorhome foi de barco e a família de avião. Em seguida o grupo percorreu vários estados americanos antes de entrar no Canadá. “Depois disso, fomos para a Europa, e o motorhome novamente embarcou em um navio”, diz Horácio. “A parte mais complicada foi a questão da documentação, transportar um veículo deste tamanho exige alguns trâmites”, relembra.

Na Europa, a rota começou na Alemanha, seguida da França – onde ficaram quatro meses – depois Espanha e Portugal. “Na Itália ficamos cerca de quatro meses também, percorremos a bota inteirinha”, brinca Horácio. “Áustria, Suiça, Eslovênia, Eslováquia, Bulgária, Hungria” segue o professor, citando alguns dos diversos países que passou. “Mas finalizamos a Europa na Grécia”, completa.

Depois, o motorhome foi aposentado por questões de logística, mas a viagem não parou por aí, ainda havia três países na lista: África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. “Por lá eu aluguei veículos para seguir a viagem”, explica Horácio, detalhando sua odisseia, que foi uma verdadeira celebração à diversidade geológica e enológica do planeta.

“O vinho é uma bebida fantástica, que proporciona um aumento do nível cultural sobre a história do mundo. Isso tira o stress da vida, e nos ensina a entender e respeitar a cultura de outros países”, finaliza o professor.

Se quiseres conhecer mais histórias inspiradoras como esta, não deixa de te inscrever no canal do Brasil de Vinhos no YouTube e ativar o sininho. A próxima entrevista acontece no dia 25 de abril, às 19h30, com Benoit Mathurin, um chef francês que ama vinho brasileiro.

 

Foto de topo: Horácio com os filhos Pedro Henrique e Natália em Bruxelas, Bélgica, ao lado do motor home. Créditos: divulgação Wine World Adventure.

Para sugestões de pauta escreva para pauta@brasildevinhos.com.br.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também