Os próximos dois anos serão diferentes para André Tonet, enólogo formado em 2005 no Instituto Federal de Bento Gonçalves. Até o final de 2026 Tonet estará a frente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, ocupando a presidência no lugar de Felipe Bebber, que deixa o cargo e passa a ser o responsável pelo setor de eventos da entidade. Na primeira vez que ocupa uma posição de liderança, o enólogo tem como uma de suas principais metas tornar a região dos Altos Montes ainda mais conhecida pelos brasileiros, e solidificar este como como um dos principais destinos enoturísticos do país.
“Um dos grandes desafios é fazer com que mais produtores locais adotem a ideia de região Altos Montes, e assim viabilizem plantios de novas áreas de vinhedos pensando na Indicação de Procedência e já visando uma futura Denominação de Origem”, esclarece o presidente. Levando isso em conta Tonet já larga com o pé direito: a primeira reunião que liderou anunciou a entrada de mais uma vinícola à associação, a vinícola Cooperativa Nova Aliança.
Na rotina diária na qual Tonet divide seu tempo entre o trabalho em seu projeto pessoal, a vinícola Cave de Angelina, localizada em Nova Pádua (RS), e a consultoria que presta para a vinícola Suzin, que fica em São Joaquim (SC), entra agora uma missão que busca também qualificar mais ainda os enólogos da região dos Altos Montes: “já realizamos e pretendemos manter visitas técnicas a regiões produtoras de uvas e vinhos, além de fortalecer as parcerias com as instituições de pesquisa e ensino”, argumenta. Tonet garante que o profissional da Enologia é muito respeitado no Brasil: “a busca pelo conhecimento é constante e os resultados podemos perceber pela qualidade das uvas e dos vinhos produzidos”, assegura.
O presidente lembra que a Associação está em constante evolução, realizando diversas programações e ações que envolvem os associados de diferentes formas. Um dos itens que está na pauta de Tonet é a questão da Denominação de Origem da região: “temos uma frente de trabalho em parceria com outras entidades, como a Embrapa, realizando os estudos necessários para isso”, diz, “mas é difícil hoje estabelecer uma data exata para conquistarmos a D.O..”, conclui.
A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 20 vinícolas, das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua: Cave de Angelina, Caetano Vicentino, Boscato, Marzarotto, Fabian, Debon, Gelain, Família Bebber, Viapiana, Terrasul, Mioranza, Panizzon, Fante, Casa Eva, Famiglia Veadrigo, Luiz Argenta, Monte Reale, Ulian, Casa Venturini e agora a Cooperativa Nova Aliança.
Conheça a diretoria executiva que lidera a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes até o final de 2026
Presidente – André Tonet
Vice-presidente – Fabiane Veadrigo
1ª Tesoureira – Débora Viapiana
2ª Tesoureira – Caroline Salvador
Secretário – César Curra
Coordenador Setor Eventos – Felipe Bebber
Coordenadora Setor Marketing – Caroline Salvador
Coordenador Setor IP/IG – Giovani Fabian
Coordenadora de Associados Colaborativos – Janete Paloschi
Fotos: arquivo pessoal André Tonet e divulgação Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para comercial@brasildevinhos.com.br e fala conosco.