O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública. A enchente que afeta o estado desde o dia 27 de abril impactou 388 municípios, o que representa mais de 78% do estado. Dados do último domingo (5) divulgados pela Defesa Civil do RS apontavam mais de 80 mil desalojados e 800 mil atingidos. Até terça (7) os números subiram e já são mais de 155 mil pessoas desalojadas e 1,3 milhões de impactados. Diante desse momento tão delicado, a solidariedade vinda de todos os lugares traz um pouco de esperança. Em Porto Alegre a prefeitura abriu um cadastro para voluntários, que rapidamente atingiu o limite de 15 mil pessoas. Vemos exemplos de ONGs, ações de influenciadores e moradores com botes, todos tomando as iniciativas possíveis para ajudar quem precisa. Para as vinícolas e quem vive do vinho, no Brasil, no Rio Grande do Sul e especificamente na capital gaúcha, não está sendo diferente.
Eduardo Gastaldo, fundador da Ruiz Gastaldo Vinícola Urbana, em Porto Alegre, recebeu o contato de clientes de fora do estado motivados a ajudar. A partir daí ele passou a reunir contribuições financeiras e está diariamente em busca de informações em pontos estratégicos de acolhimento junto às entidades responsáveis para entender o que é mais necessário a cada momento. Sem parar por um segundo, iniciando a segunda-feira em direção a um dos locais que precisam de socorro na capital gaúcha, Gastaldo conta como está organizando o movimento: “Perguntamos o que está faltando de mais importante e no fim do dia usamos o valor arrecadado para reunirmos esses itens e levarmos até os locais. Temos trabalhado em parceria com apreciadores de vinho no Brasil inteiro”, relata o vinhateiro. Gastaldo também busca suprir quem está indo para o resgate com combustíveis para os jet-skis de voluntários.
Um destes voluntários é Carlo de Leo, criador da micro vinícola urbana Cave Poseidon, de Porto Alegre: “O que estou fazendo é uma ajuda pessoal por ter experiência náutica de navegação. Estou ajudando no resgate com botes, lanchas, jet-ski, tudo que temos na mão. Cada dia vou para um lugar”. O vinhateiro já foi para Eldorado do Sul, para as ilhas da Região Metropolitana e para as avenidas Carlos Gomes e Assis Brasil em Porto Alegre. Nas imagens, vemos o resgate de pessoas e seus cachorros em Eldorado do Sul fotografado pelo próprio Carlo.
A Cantina Mincarone, também de Porto Alegre, está focando seus esforços em levar água para quem precisa. Ana Maria Mincarone encheu pipas de água de 150, 100, 80 e 50 litros e encaminhou para clínicas geriátricas: “Fiquei sabendo que precisavam no Lindóia, estao acolhendo quem precisa por lá, quem também vem de Eldorado do Sul. Eles precisam de um local para armazenar água”, relata. “É o que a gente pode fazer como vinhateiros. Qualquer pessoa pode levar doações, mas nós podemos colaborar enchendo nossas pipas e fermentadores com água, colocar na caminhonete e levar para as regiões que precisam”, incentiva Ana Maria. Ela e o filho Caio pretendem realizar mais ações, como vendas com valores destinados 100% às vítimas.
Diversas outras ações estão sendo tomadas por vinícolas e pessoas do mundo do vindo por todo o país, já divulgamos algumas e agora mostramos outras:
Solidariza RS
O “Solidariza RS” é a união de dez vinícolas e apoiadores em benefício das comunidades afetadas pelas enchentes no estado. A campanha busca arrecadar fundos através da venda de garrafas de vinho com 100% das receitas destinadas às instituições de ajuda na linha de frente. Cada garrafa custa R$100 e o objetivo é atingir a marca de 100 mil reais. As vinícolas participantes da campanha são: Madre Terra – Vigna in Fiori, Don Guerino Vinhos Finos, Casa Perini, Bebber, Tenuta Foppa & Ambrosi, Guatambu Estância do Vinho, Fante, Vinícola Salvattore, Ametista Espumantes e Vinhos, e Garibaldi Cooperativa Vinícola. Para contribuir, os interessados podem buscar informações no instagram @vinhosevinhosoficial.
All 4 Wine
A campanha do portal “All 4 Wine” apoia e divulga o canal oficial de doações do estado para auxiliar as vítimas das enchentes na Serra Gaúcha. A ajuda pode ser feita com doações de qualquer valor para a chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38, vinculada à conta do Banrisul, garantindo que todos os recursos sejam destinados à reconstrução da infraestrutura e ao suporte humanitário necessário. O governo do estado centraliza essas doações, assegurando transparência e segurança no uso dos fundos, que serão totalmente auditados. Para contribuir, confirme que o nome da conta é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul ao realizar a transferência.
Machado & Crivelari
A Vinícola Machado & Crivelari lançou uma campanha de solidariedade chamada “Vinho Solidário” em apoio às vítimas das enchentes. Ao comprar qualquer vinho da linha Music, que inclui Moscato Giallo, Merlot e Cabernet Sauvignon, 50% do valor das vendas será destinado às famílias afetadas pela catástrofe. Cada garrafa está sendo vendida por R$90 e há a opção de adquirir uma caixa para aumentar o auxílio prestado. Para mais informações ou realizar uma compra, os interessados podem acessar o link para contato ou utilizar o PIX CNPJ da TWP Business Ltda, 43.485.760/0001-49, para fazer doações.
EnólOgro Winewear
A loja de camisetas de vinho EnólOgro Winewear, de Campinas, São Paulo, está vendendo uma peça com a estampa “Vinho Gaúcho do Tinto ao Branco na Taça sempre um Encanto”. Todo o lucro obtido com a venda será revertido para as vítimas das enchentes. Ela pode ser adquirida neste link.
Não importa como, ajude.
Se você conhecer alguma iniciativa para ajudar, escreva para pauta@brasildevinhos.com.br e nos conte. Ou publique em seus stories e marque @brasildevinhos – fazemos questão de compartilhar e ajudar.
Fotos: arquivo pessoal Carlo de De Leo, Eduardo Gastaldo e Ana Maria Mincarone. Imagens promoções: reprodução instagram.
Para sugestões de matérias escreva para pauta@brasildevinhos.com.br
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.